Banco Montepio avança com atualização salarial de 3% e fixa salário mínimo de entrada em 1.150 euros

A medida, que coloca o salário mínimo de entrada do banco 51% acima do SMN, tem retroativos a janeiro.

O Banco Montepio decidiu atualizar as tabelas salariais do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) em 3%, a ser aplicada sobre a retribuição base dos colaboradores no ativo e fixando, assim, uma remuneração mínima mensal de 1.150 euros, um valor 51% acima do Salário Mínimo Nacional (SMN). A medida tem retroativos a janeiro.

“Estas são medidas adicionais que têm como objetivo contribuir para aliviar a pressão sobre o orçamento das nossas pessoas e das suas famílias“, justifica Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, em comunicado.

E esclarece: “As decisões agora tomadas não colidem nem condicionam o processo negocial em curso com as entidades representantes dos trabalhadores”.

Além da atualização salarial transversal, decorrerá ainda, até ao final do terceiro trimestre, o processo anual de valorização e reconhecimentos dos colaboradores, em linha com as políticas em vigor no Banco Montepio, detalha Pedro Leitão.

No primeiro trimestre do ano, o Banco Montepio mais do que triplicou os seus resultados, impulsionados pela subida das taxas de juro. O lucro trimestral de 35,3 milhões de euros a abrir 2023 supera o resultado alcançado em todo o ano de 2022. Um dos grandes motores para este desempenho foi a margem financeira — que corresponde à diferença dos juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos. As receitas líquidas com juros dispararam 70,4% para 90,2 milhões de euros.

Antes do Banco Montepio, já o BCP, Santander, BPI e Novobanco decidiram avançar com aumentos salariais que se situam entre os 3% e os 4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Montepio avança com atualização salarial de 3% e fixa salário mínimo de entrada em 1.150 euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião