Governo vai melhorar proposta para reformas antecipadas

  • ECO
  • 20 Abril 2017

O Executivo de António Costa deverá propor a possibilidade de reformas antecipadas sem penalização com 60 anos de idade e 46 de descontos.

O Governo vai alterar a proposta do regime de reformas antecipadas que irá levar à Concertação Social em maio, para incluir no diploma algumas das reivindicações dos parceiros sociais. A notícia é avançada pelo DN/Dinheiro Vivo, que detalha que, entre as alterações, está uma versão mais generosa das saídas antecipadas sem penalização.

Segundo o mesmo jornal, a proposta final será apresentada aos parceiros sociais a 4 de maio.

A atual proposta em cima da mesa prevê que a reforma antecipada sem qualquer penalização só possa ocorrer quando a pessoa tenha 60 anos de idade e 48 de descontos. Esta poderá ser a maior alteração a ser apresentada na concertação social: baixar os anos de carreira para 46.

Contudo, essa alteração não será suficiente para os parceiros. A UGT, por exemplo, defende que 60 anos de idade e 40 de carreira são suficientes para que haja reforma sem qualquer penalização. A central sindical opõe-se, também, à intenção do governo de aplicar o novo regime de forma faseada.

A CGTP, por seu lado, critica a manutenção da penalização de 0,5% nas reformas antecipadas e exige a sua eliminação, defendendo ainda que a idade legal da reforma deve regressar aos 65 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo vai melhorar proposta para reformas antecipadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião