Galamba aponta “número interessante de projetos” para produzir combustível sustentável para aviação em Portugal

Portugal será palco para um "número interessante de projetos" para produzir combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês), assegurou o ministro das Infraestruturas.

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, salientou esta terça-feira, durante uma intervenção na Lisbon Energy Summit, que em Portugal há “um número interessante de projetos” para produzir combustível sustentável para aviação em Portugal.

“Tendo em conta o potencial de Portugal em termos de energias renováveis e combustíveis, queremos colocar o país numa posição de liderança na produção de combustíveis de aviação sustentáveis. Agora, temos um número interessante de projetos para produzir SAF no nosso território e iremos reforçar os nossos objetivos e dar as condições regulatórias certas para dar sinais mais fortes ao mercado”, indicou o governante.

Galamba pretende que a TAP “aproveite em pleno as oportunidades que existem no âmbito da transição energética”, entendendo que a transição para este tipo de combustíveis não deve ser vista como um risco. “O transporte aéreo enfrenta grandes desafios de descarbonização nas próximas décadas. Mas Portugal ambiciona transformar este desafio numa oportunidade”, disse.

Leilão das eólicas offshore será provavelmente um dos maiores projetos industriais das próximas décadas.

João Galamba

Ministro das Infraestruturas

Em paralelo, o ministro indicou que os portos e o transporte marítimo também terão um papel relevante na transição energética. No caso dos portos, em particular, facilitarão a transição energética ao ligarem a cadeia de valor do eólico offshore.

Por outro lado, João Galamba disse acreditar que o leilão que está a ser preparado — e que começará por licitar uma capacidade de 2 gigawatts — será “provavelmente um dos maiores projetos industriais das próximas décadas“.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galamba aponta “número interessante de projetos” para produzir combustível sustentável para aviação em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião