PIB subirá 2,4% no primeiro trimestre de 2017, estima o ISEG

  • Lusa
  • 21 Abril 2017

O investimento e as exportações estão a puxar mais pela economia portuguesa, pelo menos no primeiro trimestre deste ano. Governo estima uma subida do PIB de 1,8% em 2017.

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4% em termos homólogos e 0,6% em relação ao trimestre anterior. Na síntese de conjuntura de abril, o grupo de análise económica do ISEG afirma que, em termos gerais, a informação disponível sugere que o primeiro trimestre de 2017 voltou a registar um nível de crescimento homólogo relativamente elevado, com a ressalva da informação trimestral ainda não estar completa no que se refere a março.

“A composição deste crescimento difere um pouco da observada no último trimestre de 2016 e caracteriza-se por um crescimento mais moderado do consumo privado, um crescimento mais intenso da formação bruta de capital fixo e um crescimento mais forte das exportações e importações, mas com um resultado ligeiramente negativo em termos do contributo da PEL [Procura Externa Líquida]”, sinaliza.

Segundo o ISEG, relativamente aos indicadores analisados registam-se, nos dois primeiros meses do ano e comparativamente ao último trimestre de 2016, uma desaceleração no crescimento dos volumes de negócios do comércio a retalho e dos serviços, e uma estabilização no crescimento da produção industrial. Simultaneamente, acrescenta, a atividade da construção teve um forte impulso no primeiro trimestre.

Relativamente ao comércio externo de bens, o grupo de análise assinala “o forte crescimento” nominal das exportações (13,8%) e importações (15,4%) nos dois primeiros meses do ano, em parte devido ao forte crescimento homólogo dos preços do petróleo bruto, o que fez agravar o saldo da balança comercial nesses dois meses. Contudo, sem combustíveis e lubrificantes, o saldo comercial não piorou, sendo expectável uma melhoria do saldo positivo da balança de serviços em janeiro e fevereiro.

Em fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a economia portuguesa cresceu 1,4% no conjunto de 2016 e que, no quarto trimestre, o PIB cresceu 2% em termos homólogos e 0,6% face ao trimestre anterior. A estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre será divulgada a 15 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PIB subirá 2,4% no primeiro trimestre de 2017, estima o ISEG

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião