Português THU junta contadores de histórias para ser grande no Japão
Empresa dedicada ao talento nas indústrias criativas vai juntar contadores de histórias na cidade de Kaga, no Japão, no mês de setembro. Obras para escritório em Lisboa começam ainda neste ano.
Depois de Portugal e da passagem por Malta, o Japão é uma das novas apostas do português Trojan Horse was a Unicorn (THU), uma das referências mundiais no recrutamento de talentos para as maiores empresas de entretenimento digital, como a Walt Disney Animation Studios ou a Netflix. A cidade de Kaga recebe o primeiro evento fora da Europa. Objetivo? Transformar a cidade, com menos de 70 mil habitantes, num laboratório para as indústrias criativas.
“Queremos criar um laboratório de excelência para a arte de contar histórias”, salienta a organização do THU, em declarações ao Trabalho by ECO. Sadayuki Murai, escritor de argumentos para animes (animação japonesa) como “Perfect Blue” ou “Steamboy” e Amy Aniobi, escritora em séries da HBO como “Silicon Valley” ou “Insecure“) são duas das presenças já confirmadas.
A “reunião” japonesa vai decorrer entre 20 e 23 de setembro. O público “será mais reduzido” do que nos eventos principais organizados em Portugal nos últimos dois anos, apesar de ocupar o mesmo período no calendário.
“Haverá uma maior proximidade com os nossos convidados e, por isso mesmo, também haverá um foco maior na aprendizagem, não apenas na inspiração ou na procura de novas oportunidades profissionais. Vamos tentar juntar contadores de histórias dos mais variados meios, para cruzar disciplinas e chegar a maneiras mais criativas de criar conexões com o público”, detalham.
O THU, para ser grande no Japão, também está a trabalhar com o governo de Kaga para “definir e implementar estratégias para o crescimento das indústrias criativas daquela cidade”. A organização espera que o encontro no Japão “seja o epicentro desse crescimento e que a cidade seja vista como um polo de inovação destas indústrias, chamando criativos e fomentando a visibilidade do seu trabalho”.
A empresa também está apostada em criar uma “nova geração de empreendedores dentro da indústria de entretenimento digital”. Para isso, entre 13 e 15 de julho vai juntar, em Barcelona, todos os criativos que têm uma ideia com potenciais investidores. O “Creators Circle” irá contar com sessões de formação, apresentações de investidores e de potenciais investidores na área.
Haverá ainda vagas especiais para o género feminino, ainda subrepresentado em posições de liderança. A vice-presidente de conteúdos para filmes de animação da Netflix, Maggie Malone, é uma das cerca de 20 presenças já confirmadas.
Portugal não está esquecido
2022 foi o último ano em que Portugal foi palco do evento principal do THU, tendo a organização do evento lamentado a falta de apoio financeiro por parte do Governo e do município. A empresa mantém, no entanto, o projeto para criar um laboratório para estudar os cinco sentidos e as reações comportamentais. As obras eram para ter começado já neste ano. “Está neste momento em fase final de aprovação pela câmara de Lisboa.” Quando começarem, os trabalhos irão demorar um ano.
A Nos mantém-se como parceira do THU para este projeto. O investimento estimado é de dois milhões de euros e o espaço vai ocupar um prédio inteiro em plena Baixa de Lisboa, onde atualmente estão 22 pessoas e que serão 27 até ao final deste ano. A operadora e a empresa também organizaram um concurso para encontrar novos talentos a partir da tecnologia do 5G. O balanço é de sucesso: “Faz-nos querer continuar a colaborar e estamos neste momento a definir os próximos passos.”
Por concretizar ainda está o fundo de investimento de 10 milhões de euros para apoiar projetos ligados à indústria do entretenimento digital, anunciado em setembro de 2021. “Foram feitas algumas mudanças estratégicas no projeto, mas as coisas estão a avançar e assim que possível iremos comunicar todas as novidades. Estamos muito entusiasmados com a forma como esta ideia se tem vindo a consolidar dentro do nosso universo”, justifica a organização.
Também em setembro mas de 2023, será anunciado o próximo país que vai acolher o evento principal do THU. “Todas as hipóteses estão a ser analisadas” para reunir os principais especialistas do entretenimento digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Português THU junta contadores de histórias para ser grande no Japão
{{ noCommentsLabel }}