2º FNS – Dia 2: Fórum Nacional de Seguros reforçou notoriedade das marcas

  • ECO Seguros
  • 5 Julho 2023

A segunda edição do Fórum Nacional de Seguros terminou, esta quarta-feira, depois de dois dias de debates e palestras. O evento, que decorreu na Alfândega do Porto, recebeu mais 2 mil pessoas.

Dois dias depois, a segunda edição do Fórum Nacional de Seguros (FNS), organizado pelo ECOseguros e pela Zest, chegou ao fim. Ao longo dos dois dias de evento, a Alfândega do Porto recebeu mais de 2000 profissionais do setor de seguros.

No primeiro dia do FNS estiveram presentes no espaço mais de 1300 pessoas, que visitaram os 42 stands em exposição e assistiram aos vários painéis de debate e palestras. Já hoje, o evento, que apenas decorreu da parte da manhã, voltou a encher a Alfândega com vários profissionais que aproveitaram o segundo dia para continuarem a promover as suas marcas.

Mais uma vez, a aposta em tecnologia para a modernização do setor foi um dos temas mais mencionados por vários profissionais presentes nos stands do evento. Um deles foi Rui Ferreira, gerente da Milenia que, sendo uma empresa de programação para a mediação de seguros, aproveitou o FNS para promover o software que a empresa criou para facilitar os processos de venda de seguros: “Estamos aqui a promover a ferramenta que ajuda os mediadores a gerir os negócios deles”.

Na mesma lógica, Jorge Oliveira, representante dos clientes na Randtech Computing, também referiu que o stand da Randtech estava a promover os dois produtos de software da empresa. “Nós desenvolvemos software, quer para seguradoras, quer para os canais, para a mediação”, explicou.

Serviços jurídicos, seguros de caução, de crédito e de habitação

“O que nós oferecemos é uma prestação de serviços jurídicos. Hoje em dia, um serviço jurídico muito mais transversal, deixou de ser apenas a questão da litigância, do contencioso. São as questões de compliance, de regulatório. A necessidade de conformidade é cada vez maior e sentimos que esse é um serviço que nós temos a acrescentar aos nossos clientes e a outros parceiros“, explicou Carla Azevedo Gomes, Partner da SPS.

Por sua vez, Lucas Pereira, responsável territorial da Sammy Free Portugal, referiu que a empresa, enquanto broker especializado em seguros de caução, está a destacar no seu stand “um serviço ágil, rápido e voltado para garantias técnicas, principalmente dentro dos concursos públicos, mas também em âmbito privado“.

Já na linha de seguros de crédito e de caução, estavam os stands da AQS e da Gaspar e Costa. “Estamos a destacar os seguros de crédito e de caução”, disse, por um lado, Carlos Gaspar, diretor-geral da sociedade de mediação Gaspar e Costa. “No nosso stand, nós temos em grande representação o seguro de crédito alinhado com os outros ramos de negócio. Mas o que queremos destacar neste fórum era, essencialmente, a nossa experiência no ramo do seguro de crédito”, afirmou Zenaida Frias, responsável da AQS.

E, mais concretamente nos seguros de vida para habitação, Nuno Almeida, supervisor da Iberia na Metlife, explicou que a empresa se foca precisamente nessa oferta com o objetivo de “aportar às famílias portuguesas poupanças significativas nos seus gastos mensais“. O mesmo intuito foi partilhado por Marta Graça Ferreira, presidente do conselho de administração da Real Vida Seguros, que destacou o core business da seguradora, no qual também está o seguro de crédito à habitação.

“Este ano, estamos a destacar a nossa gama de produtos e estamos a dar um relevo especial ao nosso produto crédito habitação, que tem feito todo o sucesso. Mas também estamos já a comunicar uma novidade, que é o nosso seguro de acidentes pessoais”, disse, por sua vez, Paulo Silva, diretor de Desenvolvimento Comercial na Prévoir.

Promoção do conceito de marca

Com um leque de oferta mais generalista estavam várias empresas que, além de aproveitarem o evento para criarem contactos, também destacaram o conceito da sua marca. Por exemplo, Nuno Castelo, sócio e diretor comercial da Segurajuda, explicou que o objetivo da empresa está no esclarecimento do cliente e não na venda de produtos: “O cliente hoje está muito mais esclarecido e, por isso, precisa do corretor para uma consultoria de risco e, depois, para um pós-venda, não tanto para a venda física”.

Diogo Oliveira, diretor comercial da SEGUP, referiu que estavam a “destacar a rede de parceiros e a possibilidade de crescimento que lhes damos e de singrar no mercado segurador”.

“Nós somos um corretor generalista, representando a generalidade das seguradoras do mercado em Portugal e algumas internacionais. Não temos nenhum produto estrela nem nenhum produto de nicho que possamos destacar, embora tenhamos, dentro daquilo que é o nosso portefólio, tenhamos algumas alíneas onde estamos mais fortes”, disse, por seu lado, Ezequiel Silva, diretor-geral da Seguramos.

Ainda dentro do nicho de seguradoras que são transversais na abordagem a seguros está, também, a NacionalGest. “A NacionalGest é um corretor bastante transversal, somos generalistas, trabalhamos com todos os produtos e agentes de mercado. Por isso, estamos aqui a destacarmo-nos e apresentarmo-nos aos potenciais agentes”, afirmou Cláudio Gonçalves, diretor-geral da empresa.

Micael Carvalho, gestor comercial da Fidelidade, também destacou a abrangência da empresa em todo o tipo de seguros: Destacamos produtos de poupança, de saúde, património, assistência e todo o tipo de elementos que ajudam a garantir a longevidade para as pessoas viverem melhor”.

No segmento corporate, a IBK Seguros também destacou seguros patrimoniais, de responsabilidade civil. “Para além disso, temos produtos especializados para o setor do transporte, que nos diferenciam no mercado, e é a nossa aposta”, acrescentou Fernando Fonseca, diretor da IBK Seguros.

O que estamos a destacar, acima de tudo, é a marca. Somos uma empresa generalista, que tanto vende produtos, como protege os clientes na área não vida, mas também na área de saúde, de vida e na sua proteção pessoal. Por isso, na sua generalidade, estamos a dar a conhecer o que é a AGEAS Seguros nas suas diferentes dimensões da prevenção e da proteção dos clientes e potenciais clientes”, explicou Alexandra Catalão, diretora-geral da distribuição do canal agentes do grupo AGEAS Portugal.

Também com o intuito de reforçar a marca estava Mário Santos, responsável de marketing da Cleva Inetum, que afirmou: “Nós estamos aqui presentes numa lógica de ativação de marca, numa lógica de mostrar que a Cleva Inetum é uma empresa que faz parte deste ecossistema do mercado segurador nacional e, nesse sentido, estamos cá para mostrar e reforçar a marca Cleva Inetum”.

“O nosso ADN passa muito pela proximidade e nós não podíamos deixar de estar presentes onde estão todos os players do mercado e onde estão os nossos parceiros. Nós estamos aqui em representação de mais de duas mil pessoas porque isto é o universo Sabseg. Estamos à procura de oportunidades, novos negócios e aprender boas práticas”, concluiu Fernando Queiroz, diretor da rede de agentes Sabseg.

 

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