Hoje nas notícias: TAP, CP e depósitos à ordem
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A TAP pagou, de 2016 a 2022, um subsídio de frequência escolar entre 15 mil e 36 mil euros por ano para apoiar a educação dos filhos de quatro gestores da companhia. Os depósitos à ordem dos particulares superaram os depósitos a prazo. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
TAP pagou educação a filhos de gestores entre 2016 e 2022
Entre 2016 e 2022, a TAP pagou um subsídio de frequência escolar para apoiar a educação dos filhos de quatro administradores executivos: David Pedrosa, filho do ex-acionista da companhia aérea Humberto Pedrosa; Antonoaldo Neves, ex-presidente executivo; Raffael Quintas Alves, ex-responsável financeiro; e Christine Ourmières-Widener, ex-presidente executiva. O pagamento, revelado no relatório preliminar da comissão parlamentar de inquérito à TAP, era de entre 15 mil euros e 36 mil euros por ano.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).
Depósitos à ordem superam dinheiro a prazo das famílias
Em 2022, pela primeira vez desde pelo menos 2003, os depósitos à ordem das famílias ultrapassaram os depósitos a prazo, totalizando 81.917 milhões de euros e 79.378 milhões, respetivamente. O dinheiro à ordem dos particulares registou um aumento de 9,9%, enquanto os montantes a prazo desceram de forma ténue, mas que foi suficiente para que fossem ultrapassados pela conta corrente. A fuga para os certificados de aforro será um dos motivos para a diminuição do dinheiro nos depósitos dos portugueses.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).
Concurso milionário da CP pode conter ajudas de Estado encapotadas
O especialista em contratação pública Pedro Telles está convencido de que algumas alíneas do caderno de encargos do concurso de 819 milhões de euros da CP para fabrico e venda de 117 comboios contêm ajudas de Estado encapotadas. Em causa está o facto de o concurso dizer respeito não só aos comboios como à construção de uma oficina de manutenção e montagem dos mesmos. Não se sabe, porém, se o Governo perguntou à Comissão Europeia se poderia conceder ajudas de Estado no âmbito deste concurso, que já estava envolto noutras dúvidas.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).
Rui Moreira longe da corrida às eleições europeias
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, tem sido apontado pelos sociais-democratas como uma boa opção para liderar a lista do PSD às eleições europeias em 2024. Contudo, o autarca independente não deverá renunciar ao mandato na autarquia para trocar o Porto por Bruxelas. O presidente do PSD, Luís Montenegro, disse esta semana que “ainda não é tempo de fazer escolas e, muito menos, convites”.
Leia a notícia completa no Público (acesso pago).
Nove em dez acham que há corrupção mas só 3% a testemunharam
Mais de 90% dos portugueses (93%) considera que a corrupção é uma prática comum, sobretudo entre instituições financeiras e políticas. Portugal é, assim, o terceiro da Europa onde a perceção de corrupção é maior, ficando apenas atrás da Croácia (96%) e da Grécia (97%). Na ponta oposta surgem os países nórdicos pela seguinte ordem: Finlândia (13%), Dinamarca (21%) e Suécia (36%).
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (link indisponível).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: TAP, CP e depósitos à ordem
{{ noCommentsLabel }}