Secretário de Estado da Defesa Nacional pede a demissão
Secretário de Estado da Defesa Nacional pediu a demissão e António Costa enviou a Marcelo o pedido de exoneração. Marco Capitão Ferreira acusado de contratar "assessor fantasma".
O secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, pediu a demissão. O primeiro-ministro já remeteu a proposta de demissão ao Presidente da República. Esta é a 13.ª demissão no Governo desde que tomou posse.
“O primeiro-ministro apresentou ao senhor Presidente da República a proposta de exoneração do secretário de Estado da Defesa Nacional, que lhe foi transmitida pela Ministra da Defesa Nacional, a pedido do próprio”, lê-se na nota enviada à comunicação social.
O gabinete de António Costa não dá mais detalhes sobre o que motiva a saída, mas esta dá-se no dia em que o Expresso noticia mais uma controvérsia envolvendo o percurso de Marco Capitão Ferreira: terá contratado um “assessor fantasma” quando era presidente da holding das indústrias de Defesa, antes de entrar no Governo.
Segundo o semanário, em fevereiro de 2021, Marco Capitão Ferreira era presidente da idD Portugal Defence e nomeou José Miguel Fernandes, ex-administrador do Alfeite, para assessor da administração, com o objetivo de elaborar “um estudo compreensivo sobre a Economia da Defesa”. Mas este não escreveu “uma linha”, contou ao jornal o coordenador desse estudo. Além disso, segundo o Expresso, nunca foi visto na empresa.
Em novembro de 2021, Marco Capitão Ferreira justificou a contratação de José Miguel Fernandes a Comissão Parlamentar de Defesa pelo seu know-how para fazer o referido estudo.
Outra controvérsia recente que colocou Marco Capitão Ferreira sob pressão foi uma assessoria de 61 mil euros ao Ministério da Defesa que durou cinco dias. Inclusivamente, já foi aprovada uma audição parlamentar para Capitão Ferreira prestar esclarecimentos aos deputados.
Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Marco Capitão Ferreira é professor auxiliar na mesma Universidade. Na área da Defesa, exerceu, entre 2006 e 2011, funções como adjunto do ministro da Defesa Nacional.
(Notícia atualizada às 9h47)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Secretário de Estado da Defesa Nacional pede a demissão
{{ noCommentsLabel }}