Lagarde alerta contra “aumento duplo” das margens e salários
Presidente do Banco Central Europeu promete agir se se verificar um aumento simultâneo dos salários e das margens das empresas.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE) promete agir caso venha a assistir a um “aumento duplo” das margens e dos salários. Christine Lagarde deixou essa garantia numa entrevista ao jornal francês La Provence, citada esta sexta-feira pela Bloomberg.
Segundo Lagarde, a subida simultânea dos salários e das margens das empresas “alimenta os riscos inflacionistas”. “Não ficaremos parados se nos confrontarmos com esses riscos”, assegurou a presidente do BCE, que volta a reunir a 27 de julho para decidir o rumo da política monetária na Zona Euro.
Na mesma entrevista, Lagarde indicou que o banco central ainda tem “trabalho a fazer” para domar a inflação. Apesar do abrandamento verificado em vários países do euro, incluindo em Portugal, a subida dos preços voltou a ganhar ritmo na Alemanha no mês passado, de acordo com dados oficiais preliminares.
Segundo a Bloomberg, os investidores esperam mais um aumento dos juros de 25 pontos base na reunião de política monetária deste mês. Mais incerta é a decisão que tomará na reunião seguinte, que deverá ocorrer em setembro, após a norte-americana Fed ter decidido, na última reunião, não promover nenhuma subida dos juros diretores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lagarde alerta contra “aumento duplo” das margens e salários
{{ noCommentsLabel }}