5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

A fechar uma semana marcada pela reforma fiscal de Donald Trump estão os dados da evolução da economia norte-americana no primeiro trimestre, com um novo inquilino da Casa Branca.

Com o fim do primeiro trimestre do ano não são apenas as empresas que têm de mostrar as contas. Também os institutos de estatística estão a preparar os dados sobre o crescimento económico dos respetivos países: nos Estados Unidos e em Espanha vão ser divulgados os dados sobre o comportamento do PIB nos primeiros três meses do ano. Em Portugal isso só acontecerá a 15 de maio, mas esta sexta-feira o INE divulga vários dados sobre a economia portuguesa, nomeadamente os dados mensais do emprego e desemprego.

Trump chegou. Como reagiu a economia?

A resposta a esta pergunta é dada pelo departamento do Comércio norte-americano. Esta sexta-feira vão ser divulgados os dados sobre o crescimento económico dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2017. Segundo a Bloomberg, espera-se que a subida do PIB homóloga atinja os 1,5% no primeiro trimestre, ao ritmo mais baixo do último ano. Mesmo com as eleições no final do ano passado, o PIB atingiu os 3,5%, superando as expectativas e mostrando que a economia já tinha ultrapassado a fase de recuperação.

INE faz um check-up à economia portuguesa

São vários os dados que o Instituto Nacional de Estatística vai divulgar esta sexta-feira. Entre eles está, por exemplo, o Índice de Produção Industrial relativo ao mês de março. Além disso, também de março, chegam as estimativas mensais de emprego e desemprego, o inquérito à avaliação bancária na habitação e o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho. Como é informação relativa ao primeiro trimestre, esta dará já sinais daquilo que poderá ser a subida do PIB nestes três meses, valor que o INE divulgará a 15 de maio numa estimativa rápida.

CTT mostra resultados do primeiro trimestre

A empresa de serviço postal vai apresentar os resultados do primeiro trimestre deste ano aos seus acionistas. No início deste mês, as ações dos CTT regressaram às balas de prata do Haitong para o segundo trimestre dado que, apesar do mau momento no final do ano passado, o banco espera uma reversão este ano com a recuperação da unidade Express & Parcels e aumentos nos preços dos correios. Foi isso mesmo que aconteceu com os preços dos CTT a subir 2,4% em abril. Em 2016, as receitas dos CTT recuaram.

BCE tem dúvidas, o Eurostat responde

O Banco Central Europeu mostrou esta quinta-feira dúvidas em relação à evolução da inflação, referindo que qualquer alteração à política de estímulos só acontecerá depois de ver “um ajustamento sustentado no percurso da inflação consistente com o seu objetivo”. Esta sexta-feira o Eurostat vai revelar os dados da estimativa rápida da inflação para a Zona Euro em abril. No mês anterior, a inflação fixou-se nos 1,5%, tendo recuado 0,5 pontos percentuais face a fevereiro. A inflação subjacente (sem o efeito dos combustíveis) fixou-se nos 0,7%.

Como está a economia espanhola com Governo?

Depois de muito tempo sem um Governo, Espanha começou 2017 com Mariano Rajoy ao comando dos destinos do país. Em 2016, a economia espanhola cresceu 3,2%, mais do dobro do que a economia portuguesa no mesmo período. Já com o Executivo de Rajoy outra vez em funções em pleno, o Instituto Nacional de Estatística espanhol vai divulgar esta sexta-feira os números do crescimento económico no primeiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião