Espanha cresce há 14 trimestres consecutivos
A economia do principal parceiro comercial de Portugal está cada vez mais próxima de recuperar os níveis pré-crise. PIB espanhol acelerou 0,8% no primeiro trimestre.
A economia espanhola começou 2017 em aceleração, crescendo 0,8% do PIB nos primeiros três meses, de acordo com dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Esta recuperação, que constitui um aumento de 3% comparativamente com o mesmo período do ano passado.
À tendência de aceleração ligeira que já se fazia sentir na economia espanhola junta-se assim mais um trimestre a subir, resultando numa cadeia de 14 trimestres consecutivos de crescimento, escreve o El País.
O início forte do ano é bom sinal para o resto de 2017, até porque o turismo e o bom tempo costumam ajudar no crescimento do meio do ano entre abril e setembro.
“A economia encontra-se praticamente a quatro décimas de PIB de alcançar os seus níveis pré-crise, depois de ter chegado a cair quase dez pontos”, explica ao El País a analista da Funcas, María Jesús Fernández. A continuar no mesmo ritmo, meados de 2017 representará o momento em que Espanha recupera todo o PIB perdido durante a crise, embora os salários não tenham ainda voltado aos seus níveis pré 2008.
Nas suas previsões mais recentes, o banco central espanhol previa um aumento do PIB de 0,8% no primeiro trimestre e também revia em alta as previsões para os próximos anos, relembra o El Economista. Este ano, o Banco de Espanha antecipa um crescimento de 2,8%, de 2,3% para 2018 e de 2,1% para 2019. A estimativa do Governo para este ano, de acordo com o Programa de Estabilidade que segue esta sexta-feira para Bruxelas, também revê em alta o crescimento para 2,7% do PIB este ano, desde 2,5%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Espanha cresce há 14 trimestres consecutivos
{{ noCommentsLabel }}