Há três mestrados portugueses nos melhores do mundo em Gestão. Nova SBE consolida liderança nacional
Mestrado da Nova SBE mantém-se na posição 15.ª do ranking do Financial Times. Já os mestrados das escolas de negócios da Católica e do ISCTE melhoraram face à edição anterior.
Há três mestrados portugueses entre os melhores do mundo em Gestão. Na edição deste ano do ranking “Masters in Management” do Financial Times, a Nova School of Business and Economics (Nova SBE) consolida a 15.ª posição, que adquiriu no último ano. Já a Católica Lisbon School of Business & Economics sobe dois lugares, para o patamar 26.º. Mais abaixo, aparece a ISCTE Business School, que este ano passa para o 62.º lugar.
“A Nova SBE mantém a sua posição destacada de liderança nacional e consolida a 15.ª posição mundial. Mantendo-se como a única escola portuguesa no top 15 mundial, a Nova SBE junta este excelente resultado aos outros recentemente conquistados nos rankings do Financial Times: formação de executivos, onde conquistou a melhor posição alguma vez conseguida por uma escola portuguesa (18º lugar mundial e 15º europeu), e mestrado Internacional em Finanças, com a 11ª posição mundial”, sublinha a faculdade liderada por Pedro Oliveira.
Em 2021, a Nova SBE estava na 23.ª posição do ranking dos mestrados em Gestão, mas em 2022 conseguiu subir oito posições e chegar ao patamar 15.º, lugar onde se mantém este ano.
“Para os resultados alcançados de top 15 mundial no Mestrado Internacional em Gestão, é de destacar a pontuação obtida no critério ‘salário anual’ que regista um aumento de 25% face ao ano anterior. Também no critério ‘empregabilidade a três meses’, a Nova SBE regista um crescimento face ao ano anterior, conseguindo em 2023 uma percentagem de 97%“, destaca a escola de negócios.
Já o dean dessa faculdade destaca o desempenho da escola no critério ligar vocação internacional. “Na era global que vivemos, são os próprios alunos que ‘exigem’ experiências internacionais e os fantásticos resultados que obtivemos neste ranking nos principais parâmetros internacionais – 41% ‘corpo docente internacional’ e 13ª posição no critério ‘mobilidade internacional de trabalho’ – confirmam que a Nova SBE tem uma reputação de excelência reconhecida internacionalmente“.
A segunda escola portuguesa mais bem classificada neste ranking é a Católica Lisbon School of Business & Economics. Em 2021, estava no lugar 45.º, mas conseguiu subir para o 28.º nível em 2022 e chegar agora à 26.ª posição.
“A Católica Lisboa continua a ver reconhecido o seu Mestrado em Gestão, que obtém a melhor posição de sempre desde que está presente neste ranking há 13 anos. Entre os vários critérios que contribuem para estes resultados, como a taxa de empregabilidade superior a 90% nos três meses após a conclusão do mestrado, é de destacar a elevada proporção de professores (40%) e alunos (93%) internacionais, bem como paridade de género nos alunos e professores“, realça a escola de negócios.
Já mais abaixo aparece a ISCTE Business School, que saltou da 74.ª posição, para o 62.º lugar. “A subida de 12 posições reflete o nosso compromisso com os estudantes, docentes, staff e parceiros e consolida a reputação internacional da Iscte Business School como uma escola de referência para aqueles que procuram um ensino de excelência e uma progressão de carreira”, afirma Maria João Cortinhal, diretora da Iscte Business School, em comunicado.
A responsável destaca ainda que esta escola figura “entre os melhores a nível global no aumento percentual do salário dos graduados, assim como na relação qualidade-preço do mestrado.”
Este ranking do Financial Times avalia os 100 melhores mestrados de Gestão de todo o mundo, com base em 18 indicadores em três principais dimensões: progresso de carreira dos graduados, diversidade da escola e experiência internacional.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há três mestrados portugueses nos melhores do mundo em Gestão. Nova SBE consolida liderança nacional
{{ noCommentsLabel }}