PSD chama Mendes Godinho e Ana Jorge ao Parlamento para explicar problemas na Santa Casa
Requerimento do PSD para ouvir a ministra Ana Mendes Godinho e a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi aprovado esta quinta-feira por unanimidade na comissão parlamentar de Trabalho.
A ministra do Trabalho e a provedora da Santa Casa vão ser ouvidas no Parlamento depois da polémica gerada pela decisão da Santa Casa de diminuir os apoios a diferentes entidades desportivas. O requerimento do PSD foi aprovado esta quinta-feira por unanimidade na comissão parlamentar de Trabalho.
“Atendendo a que esta instituição dá respostas sociais de enorme importância”, “é urgente esclarecer a real situação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”, escreve o PSD no requerimento aprovado, no qual pedem para ouvir “com caráter de urgência” a ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge.
Uma decisão que se prende também com “a atualidade e relevância” do tema e porque “importa esclarecer publicamente esta situação para salvaguarda das instituições e portugueses beneficiários do património e receitas dos jogos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.
A Santa Casa da Misericórdia anunciou em meados de agosto que está a analisar todos os apoios que a instituição concede, no âmbito de uma avaliação dos apoios para o próximo ano. É neste exercício que se insere o anúncio feito a várias federações desportivas da necessidade de rever o plano de patrocínios, e que surge a menos de um ano dos Jogos Olímpicos Paris2024.
No entanto, a instituição liderada por Ana Jorge, que assumiu funções a 2 de maio, garantiu que vai respeitar todos os compromissos existentes, ainda que seja mesmo necessário racionalizar.
O PSD, no seu requerimento, lembra que a provedora assumiu publicamente “que existem dificuldades que podem levar a “algum sofrimento interno” para que sejam ultrapassadas”. Declarações que “surgiram depois de ter sido revertida a decisão de diminuir os apoios a diferentes entidades na área do desporto”, lê-se no documento.
O grupo parlamentar liderado por Joaquim Miranda Sarmento lamenta a “resistência do Governo em explicar os sinais de preocupação que foram detetados, levando à falta de clareza sobre a dimensão do problema que a Santa Casa da Misericórdia atravessa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSD chama Mendes Godinho e Ana Jorge ao Parlamento para explicar problemas na Santa Casa
{{ noCommentsLabel }}