Ministra da Coesão pede às operadoras: “Entendam-se” no roaming nacional
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, apelou às operadoras de telecomunicações para que cheguem a entendimentos que viabilizem o roaming nacional.
A ministra da Coesão Territorial tem um pedido para as operadoras de telecomunicações: “entendam-se” no roaming nacional.
Esta segunda-feira, numa sessão de perguntas e respostas na sede da Anacom, acerca de uma nova plataforma que mostra se há cobertura numa determinada morada, Ana Abrunhosa disse não compreender porque é que um consumidor em Portugal não é capaz de comunicar se não tiver rede da respetiva operadora, mas já o consiga fazer se se deslocar até Espanha e se ligar via uma operadora espanhola.
No leilão do 5G, a Anacom determinou que as novas empresas que entrem no mercado beneficiem do acesso a roaming nacional, um incentivo a que estabeleçam acordos comerciais de partilha de infraestruturas com as operadoras já estabelecidas, Meo, Nos e Vodafone. A medida foi muito criticada por estas últimas.
Considerando-o um “desígnio nacional”, a ministra disse que o roaming “é demasiado importante”. “É muito difícil compreender que eu esteja na minha casa no interior e que vá à cidade ali ao lado e possa usar o operador espanhol, e que estando no meu país não possa usar o roaming no móvel”, considerou. “Entendam-se, por favor! Entendam-se, por favor. É pelo nosso país”, apelou.
Na mesma intervenção, a ministra disse ser “muito difícil falar com os investidores e as famílias” e ouvir que “muitas vezes têm de ir ao monte e fazer quilómetros” para conseguirem ter rede. Para Ana Abrunhosa, o acesso à internet “hoje deve ser uma commodity para todos nós”. “É urgente. No 5G ou no 4G, nós queremos é que seja de qualidade. A eles não lhes interessa o número, interessa-lhes um serviço de qualidade”, indicou.
Ainda assim, a ministra agradeceu às operadoras, que, em alguns casos, fazem investimentos privados “quase pro bono” em territórios do interior: “Não posso deixar de sublinhar isso. Fazem coesão, no âmbito da sua responsabilidade social. Não cito os nomes, mas quero deixar aqui uma palavra de gratidão a esses operadores que não esqueceram os nossos territórios”, concluiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministra da Coesão pede às operadoras: “Entendam-se” no roaming nacional
{{ noCommentsLabel }}