Portugal melhora igualdade de género no trabalho e já ocupa 9.º lugar entre países da UE
Portugal tem feito progressos na igualdade entre elas e eles no mercado de trabalho, pelo que ocupa hoje o 9.º lugar entre todos os Estados-membros. Desde 2020 subiu quatro lugares, realça EIGE.
Apesar da igualdade de género ainda estar longe de ser uma realidade, Portugal tem feito progressos nos últimos anos. Na edição deste ano do índice construído pelo Instituto Europeu da Igualdade de Género (EIGE), Portugal aparece, por isso, no nono lugar entre os vários Estados-membros da União Europeia (UE), no que diz respeito especificamente à igualdade entre eles e elas no mercado de trabalho. É, aliás, no domínio laboral que o país pontua melhor, enquanto na área da saúde “as desigualdades ainda são muito pronunciadas“, destaca o instituto.
“A classificação mais elevada de Portugal (9.º entre todos os Estados-membros) é no domínio do trabalho, no qual obteve 76,5 pontos”, informou esta semana o EIGE, que realça que desde 2020 houve um aumento de 3,1 pontos e o país subiu quatro lugares.
Neste domínio, o instituto analisa, em maior detalhe, a igualdade de género no que diz respeito à participação (medida através da taxa de emprego a tempo inteiro e da duração da vida de trabalho) e à segregação e qualidade de trabalho (medidas através das perspetivas de carreira, do emprego na saúde, educação e atividades sociais, e da capacidade de tirar até duas horas do dia de trabalho para lidar com assuntos pessoais).
“Portugal apresenta melhor desempenho no subdomínio da participação com 90,0 pontos, ocupando o quinto lugar na UE. Esta é a classificação mais elevada de Portugal em todos os subdomínios, com uma melhoria de duas posições desde 2020″, salienta o EIGE.
Já na área da saúde, Portugal sai mal na fotografia. “As desigualdades de géneros são pronunciadas fortemente no domínio da saúde (84,1 pontos), daí que Portugal ocupe o 23.º lugar do índice“, é frisado na nota divulgada esta semana, que indica, nesta área, Portugal não tem feito progressos na igualdade entre elas e eles.
De modo global, Portugal ocupa a posição 15.ª no índice europeu da igualdade de género, classificação semelhante à verificada no ano passado. “Ainda assim, houve um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação ao Index 2020, o que corresponde ao maior aumento em todos os Estados-membros da UE“, observa o EIGE. Progressos à parte, Portugal continua abaixo da média europeia no índice global.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal melhora igualdade de género no trabalho e já ocupa 9.º lugar entre países da UE
{{ noCommentsLabel }}