António Costa: “Podemos ter um ciclo virtuoso na economia”
O primeiro-ministro mostra-se satisfeito com os dados do crescimento do PIB que superaram as expectativas no primeiro trimestre, referindo que "a aceleração tem sido constante e sobretudo sustentada".
António Costa manifestou-se satisfeito esta segunda-feira após a revelação de uma estimativa rápida, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), de um crescimento do PIB no primeiro trimestre do ano que superou todas as expectativas, alcançando os 2,8%. O primeiro-ministro, à RTP, afirmou estar confiante de que “podemos ter um ciclo virtuoso na nossa economia”.
Tweet from @antoniocostapm
O que é preciso é “continuar a crescer no emprego, aumentar o investimento, aumentar as exportações, continuar o aumento do consumo sustentado no rendimento e não no endividamento“, afirmou, acrescentando: “É assim que, de uma forma sustentada, queremos continuar a fazer” crescer a economia.
António Costa escolheu destacar a importância desses fatores — o crescimento do emprego, o maior investimento e o aumento das exportações — num reforço da confiança das autoridades e parceiros internacionais em Portugal. “No ano passado estabilizámos o crescimento da dívida bruta, reduzimos a dívida líquida”, assinalou. “A confiança que temos (…) é que [isso] permita que as finanças internacionais tenham uma nova visão sobre o país, condizendo com aquilo que é a realidade”.
Tweet from @antoniocostapm
Afirmando que “temos razões para estar confiantes na nossa capacidade”, o primeiro-ministro foi cauteloso ao falar do que se antevê para o resto do ano.
"Estamos ainda no primeiro trimestre, temos ainda todo o ano pela nossa frente”, disse António Costa. “Aquilo que os dados consistentemente têm vindo a demonstrar (…) é que o ciclo de desaceleração da economia foi invertido.”
Em comunicado, o Ministério das Finanças destacou o crescimento que iguala o melhor do século: “O crescimento homólogo, que iguala o valor mais elevado deste século, ocorre num contexto onde o défice das contas públicas atingiu o valor mais baixo da democracia, tendência que se mantém no primeiro trimestre de 2017”, lê-se na nota enviada às redações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
António Costa: “Podemos ter um ciclo virtuoso na economia”
{{ noCommentsLabel }}