Lacerda chamou a atenção da troca de nomes. MP reconhece que trocou PM com ministro da Economia

Contactado pelo ECO/Advocatus, o gabinete da Procuradoria-Geral da República não reagiu. Lacerda Machado deu sinal ao Ministério Público que havia efetivamente esse lapso e o MP reconheceu.

O advogado de Diogo Lacerda Machado, Magalhães e Silva, confirmou que o Ministério Público reconheceu o lapso na transcrição de uma escuta ao seu cliente, onde é referido o ministro da Economia, António Costa Silva, mas transcrito apenas António Costa, o primeiro-ministro.

Contactado pelo ECO/Advocatus, o gabinete da Procuradoria-Geral da República não reagiu.

“Foi o dr. Lacerda Machado que deu sinal ao Ministério Público que havia efetivamente esse lapso e o Ministério Público reconheceu”, disse o advogado aos jornalistas à entrada para o tribunal, no Campus de Justiça, em Lisboa.

Em causa o facto do Ministério Público (MP) ter trocado o nome do primeiro-ministro, António Costa, com o ministro da economia, António Costa e Silva, numa escuta telefónica entre Lacerda Machado, consultor da Start Campus, e Afonso Salema, ex-CEO da mesma empresa, denunciando que o amigo do PM iria mover influência junto de “António Costa” (primeiro-ministro), quando na verdade Lacerda Machado referia-se a António Costa Silva, ministro da Economia, avança a CNN Portugal.

A escuta faz parte das várias inscritas no despacho de indiciação do Ministério Público em que Afonso Salema – que entretanto se demitiu do cargo de CEO da Start Campus – e Lacerda Machado, em que o primeiro pede ao segundo que fale com o Executivo para que seja suscitado junto da Comissão Europeia uma alteração em matéria de códigos de atividade económica para os data centers, de forma a beneficiar a Start Campus.

A omissão do último apelido de Costa Silva gerou a perceção de que Lacerda Machado disse ao telefone que iria interceder diretamente junto do seu amigo António Costa em prol dos interesses da Start Campus na construção do data center em Sines.

Durante os interrogatórios judiciais dos arguidos detidos, entre eles Lacerda Machado, que decorreu no sábado, o Ministério Público acabou por reconhecer que a referida escuta está mal transcrita no despacho.

Nessa escuta de 31 de agosto de 2021, Lacerda Machado disse: “Tá bem. Eu vou decifrar se é Economia ou Finanças. Se for Finanças em falo logo com o Medina (ministro) ou com o António Mendes, que é o secretário de Estado. Se for Economia, arranjo maneira depois de chegar ao próprio António Costa”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lacerda chamou a atenção da troca de nomes. MP reconhece que trocou PM com ministro da Economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião