Decisão sobre saída do PDE deverá estar por dias

  • Margarida Peixoto
  • 16 Maio 2017

O colégio de comissários discutiu esta terça-feira as orientações sobre o Pacote de Primavera. A discussão terá sido produtiva e o anúncio das recomendações por país está para "muito, muito perto."

A decisão sobre se Portugal sairá do Procedimento por Défice Excessivo deverá estar por dias. A Comissão Europeia deverá emitir as recomendações de políticas específicas para os Estados-membros ainda antes da reunião do Eurogrupo, agendada para a próxima segunda-feira. A par destas recomendações, deverão ser anunciadas as decisões sobre o PDE. A indicação foi dada esta terça-feira, pelo porta-voz da Comissão, Margaritis Schinas, depois da reunião do colégio de comissários.

Esta terça-feira, o colégio de comissários fez o debate de orientação sobre o Pacote de Primavera, no âmbito do Semestre Europeu. Por outras palavras, quer dizer que os comissários debateram sobre as previsões da Comissão para cada país, publicadas na semana passada, e discutiram em que sentido devem ser dadas recomendações de políticas específicas para cada Estado-membro.

Tal como Margaritis Schinas revelou, “todas as questões em torno da problemática decisional foram abordadas”, incluindo a grelha de critérios utilizada para avaliar o esforço de ajustamento orçamental que está a ser feito por cada país. Na sequência deste debate, “vamos ver resultados em breve”, garantiu o porta-voz da Comissão.

Margaritis Schinas não quis especificar o calendário de anúncio das decisões sobre o PDE. Mas, em resposta aos jornalistas, que queriam saber se as decisões serão comunicadas antes da próxima reunião do Eurogrupo, agendada para segunda-feira 22 de maio, o responsável admitiu que “em breve” quer dizer que o anúncio está para “muito, muito perto”, sugerindo que sim.

"Todas as questões em torno da problemática decisional foram abordadas, vamos ver resultados em breve.”

Margaritis Schinas

Porta-voz da Comissão Europeia

Conforme explicou fonte oficial da Comissão ao ECO, “é provável” que a decisão sobre as eventuais saídas do PDE sejam comunicadas no mesmo dia em que são publicadas as recomendações por país, “mas não é obrigatório”.

Portugal é um dos países que está à espera de saber se sairá do Procedimento por Défice Excessivo, depois de em 2016 ter conseguido cortar o défice para 2% do PIB, um valor abaixo do limite de 3% e melhor do que a meta definida pela Comissão (que era de 2,5%). Para sair do PDE, o país precisa não só de colocar o défice abaixo de 3%, como de apresentar uma trajetória sustentável de correção do desequilíbrio das contas públicas. Nas Previsões de Primavera, a Comissão projeta o défice orçamental português sempre abaixo do limite de 3% até 2018, mas não encontra medidas de consolidação por parte do Governo. Ou seja, em termos estruturais antecipa uma degradação do saldo orçamental.

Esta terça-feira, o Conselho das Finanças Públicas divulgou a sua análise ao Programa de Estabilidade do Governo — que fixa os planos do Executivo em matéria orçamental para o horizonte de 2017 a 2021 — e deixou vários alertas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Decisão sobre saída do PDE deverá estar por dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião