Mais 470 funcionários nos Registos até 2024
O Plano Plurianual de Recrutamento prevê a admissão de 400 oficiais de registo e de 70 conservadores nos seviços do Registo até ao final de 2024.
Os serviços do Registo vão ser reforçados com mais 470 trabalhadores, dos quais 400 oficiais de registo e 70 conservadores, até ao final de 2024, no âmbito do Plano Plurianual de Recrutamento. Segundo o Ministério da Justiça, no total serão integrados 827 pessoas, somando os 357 trabalhadores das carreiras gerais, que ingressam por via do PRR e da extinção do SEF.
“Este reforço acontece 23 anos depois do último processo de recrutamento para as carreiras especiais dos registos. Tendo em conta o total de aposentações previstas para o período de 2022 a 2024 (cerca de 550), pela primeira vez em mais de duas décadas, o IRN terá um saldo positivo de entradas“, explica em comunicado o Ministério da Justiça.
Com início em junho, a primeira fase deste processo de recrutamento selecionou 290 pessoas, das quais 240 oficiais de registo e 50 conservadores, do conjunto de mais de 4.700 candidatos. Já na segunda fase serão admitidos mais 180 – 160 oficiais de registo e 20 conservadores.
Segundo o Governo, este recrutamento vai permitir “agilizar o procedimento e garantir a entrada em simultâneo dos trabalhadores nos respetivos serviços”.
Assim, no próximo ano, os serviços poderão contar com um número total de trabalhadores superior e 5.000. “Com a contratação de novos trabalhadores, o IRN assegura a cobertura territorial e o serviço de proximidade, canalizando recursos para onde são mais necessários, designadamente para o backoffice e para o atendimento”, sublinham.
Este reforço de meios humanos decorre em simultâneo com o processo de transformação digital, impulsionado pelo investimento de cerca de 42,5 milhões de euros previsto do PRR para a modernização do Registo.
“Até ao início do próximo ano, todo o parque informático dos serviços do Registo será renovado, estando em fase final de aquisição 2.300 equipamentos. Neste momento, estão já contratualizados ou em procedimentos concursais 95% dos investimentos do PRR, que vão permitir substituir todos os sistemas informáticos, incluindo equipamentos e aplicações”, acrescentam.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais 470 funcionários nos Registos até 2024
{{ noCommentsLabel }}