Maersk suspende tráfego de navios na rota do Mar Vermelho após ataque armado
Decisão da empresa dinamarquesa surge depois de uma série de ataques armados a navios porta-contentores, reivindicados pelos rebeldes houthis do Iémen.
A Maersk, empresa de transportes marítimos, anunciou esta sexta-feira que vai suspender todos os carregamentos de contentores pela rota que atravessa o Mar Vermelho, nomeadamente através do Canal do Suez, avança a Reuters (acesso pago).
A decisão, segundo um porta-voz da empresa dinamarquesa, surge na sequência do ataque armado de islamitas Houthis do Iémen a um dos navios da Maersk na quinta-feira e ainda um novo incidente esta sexta-feira.
“Demos instruções a todos os navios da Maersk na área que passariam pelo Estreito de Bab el-Mandeb para interromperem a sua viagem até novo aviso“, disse a empresa, num comunicado citado pela agência britânica.
Na quinta-feira, a Maersk afirmou que o seu navio Maersk Gibraltar foi alvo de um míssil quando viajava de Salalah, em Omã, para Jeddah, na Arábia Saudita. A tripulação e o navio foram considerados seguros.
Já esta sexta-feira, a empresa dinamarquesa negou uma alegação do movimento Houthi de que a milícia tinha atingido uma das suas embarcações que navegava em direção a Israel. “O navio não foi atingido”, disse um porta-voz da Maersk à Reuters.
No comunicado, a Maersk afirmou ainda que está preocupada com a escalada da situação de segurança no sul do Mar Vermelho e no Golfo de Aden. “Os recentes ataques a navios comerciais na zona são alarmantes e representam uma ameaça significativa para a segurança e proteção dos tripulantes“, escreveu.
Os Houthis ameaçaram atacar qualquer embarcação que acreditem estar a navegar para ou de Israel, embora vários navios visados não tivessem qualquer ligação aparente. O transporte marítimo mundial tem sido cada vez mais visado, uma vez que a guerra entre Israel e o Hamas ameaça tornar-se um conflito regional mais vasto.
Bab el-Mandeb tem apenas 29 quilómetros de largura no ponto mais estreito, o que limita o tráfego a dois canais de entrada e saída, de acordo com a Administração de Informação sobre Energia dos Estados Unidos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maersk suspende tráfego de navios na rota do Mar Vermelho após ataque armado
{{ noCommentsLabel }}