80% dos lesados do BES aceitam proposta
Até à última sexta-feira, apenas seis clientes de um total de 1.600 que tinham respondido à proposta manifestaram a intenção de não aderir à solução que contou com a participação do Governo.
Até ao final da última sexta-feira, cerca de 80% dos lesados com papel comercial vendido nos balcões do BES tinham manifestado a intenção de aceitar a proposta para pagamento de partes das poupanças investidas naqueles títulos.
A uma semana do fim da primeira auscultação aos cerca de dois mil clientes — termina no final desta semana –, apenas seis dos 1.600 clientes que já tinham respondido disseram que não iriam aceitar a solução que resultou daquilo que foi negociado num grupo de trabalho que contou com a participação do Governo, de acordo com o jornal Público (acesso pago).
Ou seja, a percentagem de aceitação das respostas recebidas pelo Novo Banco, muito perto dos 100%, viabiliza a criação de um fundo de indemnização com garantia estatal e que assegurará o pagamento das três tranches previstas.
Esta primeira fase de aceitação (ou não) junto dos clientes não tem caráter vinculativo e termina na próxima sexta-feira.
No total, estes clientes aplicaram cerca de 430 milhões de euros em títulos de dívida da Rio Forte e da Espírito Santo International, cujos títulos foram vendidos nos balcões do banco.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
80% dos lesados do BES aceitam proposta
{{ noCommentsLabel }}