Alegada fraude fiscal de Ronaldo chega a 15 milhões de euros

Cristiano Ronaldo não terá pago 15 milhões de euros ao Fisco espanhol. A imprensa espanhola deixa em aberto se haverá caso judicial ou se será apenas administrativo, aplicando-se uma coima.

O Fisco espanhol considera que o jogador português tem oito milhões de euros de impostos por pagar, avançou esta quinta-feira a rádio espanhola COPE, segundo um documento enviado à Procuradoria de Madrid. Mais tarde, o El Mundo e o Europa Press vieram elevar o número para os 15 milhões de euros. Em causa estão as receitas com direitos de imagem entre 2011 e 2013 cujos impostos não terão sido pagos na íntegra à Autoridade Tributária espanhola. Contudo, ainda não é claro se se trata de uma violação da lei ou de uma infração administrativa. Se considerado culpado, Ronaldo terá não só de entregar os oito milhões de euros e pagar a multa correspondente, como poderá ter quatro meses de prisão por cada ano fiscal (pena suspensa) se os juízos o condenarem por delito fiscal. 

Depois de esta quarta-feira o Supremo espanhol ter confirmado a condenação de Lionel Messi a 21 meses de pena suspensa, a imprensa espanhola volta a noticiar um caso de alegada infração fiscal relativa à indústria do futebol. Neste caso é Cristiano Ronaldo o visado que, segundo informações do El Confidencial da semana passada, vai ser acusado de fraude fiscal também por ter evitado pagar impostos sobre direitos de imagem usando uma empresa irlandesa. A Autoridade Tributária do país vizinho estará a finalizar a acusação contra o futebolista português, já que o caso, que remonta a 2011, prescreve a 30 de junho deste ano.

A rádio espanhola explica que Ronaldo tentou regularizar a sua situação fiscal, mas a investigação iniciada em dezembro de 2015 — à qual acrescem os dados revelados pelo Football Leaks — pela Autoridade Tributária espanhola indicia que os 5,6 milhões de euros pagos pelo jogador não chegam para saldar as dívidas.

Cristiano Ronaldo terá assim de pagar mais oito milhões de euros relativos a impostos sobre receitas de direitos de imagem, mas também sobre prémios e outras receitas sobre as quais incide um imposto mais elevado. Segundo a COPE, trata-se agora de saber qual o caminho que o Fisco espanhol vai seguir: a via penal ou a via administrativa.

Horas depois, a Europa Press citava fontes ficais para dizer que Cristiano Ronaldo tem 15 milhões de euros por pagar desde 2011 e 2014. Também o jornal espanhol El Mundo corroborou estes números.

Segundo a investigação dos Football Leaks, o jogador português usou alegadamente um paraíso fiscal para esconder quase 150 milhões de euros e pagar menos impostos. Em causa, tal como com a empresa irlandesa, estão as receitas provenientes de direitos de imagem que iriam para empresas-fantasma sediadas no offshore das Ilhas Virgens Britânicas, nas Caraíbas.

Por pagar, terão ficado 63,5 milhões de euros em impostos. O esquema terá começado em 2009, meses antes da chegada do craque ao clube madrileno, e envolve mesmo contratos para o período de 2015 a 2020.

(Atualizado às 16h53 com os números avançados pela Europa Press e pelo El Mundo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alegada fraude fiscal de Ronaldo chega a 15 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião