Paulo Macedo: progressividade sobre os rendimentos de trabalho “já é elevadíssima”

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 25 Maio 2017

No que toca a IRS, Paulo Macedo diz que a questão das taxas é "mais política" e aponta para o "efeito escalões versus patamares".

Paulo Macedo defende uma análise no “efeito escalões versus patamares” de IRS e questionou se a maior progressividade nos impostos diretos — que já considera elevada — é feita à custa de maior regressividade nos impostos indiretos.

O antigo diretor-geral dos Impostos falava no Fórum das Políticas Públicas, no ISCTE, a propósito das alterações que se avizinham no Orçamento do Estado. O primeiro-ministro já admitiu repor escalões de IRS de forma faseada e os partidos que apoiam o Governo também já avançaram propostas específicas.

A progressividade sobre os rendimentos de trabalho “já é elevadíssima”, defendeu esta quinta-feira Paulo Macedo, acrescentando: “não me parece que se queira fazer isto”.

O atual presidente da Caixa Geral de Depósitos entende que é preciso avaliar o “efeito escalões versus patamares”, notando que as taxas são “uma questão mais política”. “O que nós precisávamos mexer, se quiséssemos verdadeiramente mexer, era nos patamares dos escalões“, disse, apontando para o exemplo de um trabalhador com 4.000 euros por mês e uma taxa marginal de 50% (incluindo Segurança Social).

Com uma progressividade “sem paralelo” no IRS, é preciso perceber outro ponto, frisou ainda Macedo: a maior progressividade nos impostos diretos é feita “à custa de quê?”, questionou. “De maior regressividade nos indiretos?”

O antigo ministro da Saúde defendeu também “estabilidade fiscal”, avisando que isso não significa “inação fiscal”. E notou que é preciso alguma serenidade até pelas decisões de investimento

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paulo Macedo: progressividade sobre os rendimentos de trabalho “já é elevadíssima”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião