Coverflex entra em Espanha e quer expandir para novo mercado europeu
Depois de Itália e agora Espanha, fintech portuguesa quer expandir para novo mercado. Recrutou ex-CEO da Sodexo Portugal e Itália para responsável de Mercados e Expansão Internacional.
Depois da entrada em Itália, a Coverflex, fintech nacional que opera na gestão de benefícios, entrou este ano em Espanha. A expansão para “pelo menos mais um mercado na Europa” está nos planos da startup, que fechou o ano passado com 7,5 milhões de euros de receita, uma subida de 150% face a 2022.
“O mercado de Espanha foi lançado agora no início de 2024 e esta incursão está a ser iniciada com uma carteira de clientes sólida, que inclui alguns dos nossos clientes já estabelecidos em Portugal e Itália, que têm, também, operações em Espanha“, confirma Miguel Santo Amaro, cofundador da Coverflex, ao ECO.
Para apoiar a expansão neste mercado — o terceiro onde a startup portuguesa opera — a Coverflex, que tem um modelo de trabalho fully remote, contratou “duas pessoas locais, a diretora geral e o diretor comercial”.
“Temos também recrutamento aberto para a área comercial de Espanha, Portugal e Itália”, refere ainda o cofundador.
Em Espanha, a startup entra com uma solução de serviços semelhante à oferecida em Portugal. “Estamos a disponibilizar um cartão de refeição juntamente com benefícios flexíveis, criando assim a primeira solução de compensação 360 na Espanha. Esta abordagem abrangente visa atender às necessidades das empresas e dos seus colaboradores, proporcionando uma gama completa de benefícios adaptados às suas preferências e exigências individuais”, refere.
A Coverflex já tem neste novo território “mais de duas centenas de empresas em fase bastante avançada de venda”, mas os objetivos são de “um crescimento e expressão muito semelhante ao que experienciamos nos outros mercados”, refere Miguel Santo Amaro. “Temos boas perspetivas de crescimento e queremos alcançar algo parecido ao que conseguimos em Portugal — 5.000 empresas e 100 mil utilizadores nos primeiros três anos”, aponta.
Espanha segue-se à entrada no ano passado em Itália — país onde a startup comprou a empresa italiana de vales de refeição EatsReady, a quarta em dois anos, depois de fechar uma ronda de investimento de 15 milhões de euros — onde regista “ótimo crescimento”. “Neste momento, já conquistámos mais de 400 empresas e uma base de utilizadores de 20 mil”, avança.
Aposta na internacionalização
E há planos para a entrada em novos mercados, garante Miguel Santo Amaro, sem detalhar prazos nem o país na mira. Para isso, a Coverflex recrutou na Sodexo, empresa que atua na área dos cartões de refeição.
“Além deste lançamento no mercado vizinho, a nossa meta é reforçar a nossa posição já consolidada em Portugal e Itália e pretendemos, ainda, lançar pelo menos mais um mercado na Europa. Para nos ajudar com este plano, concluímos recentemente o processo de contratação de Florent Lambert, ex-CEO da Sodexo Portugal e Itália, que assumirá as funções de responsável de Mercados e Expansão Internacional da Coverflex e que irá ter um papel crucial na realização deste plano ambicioso”, revela o cofundador da fintech.
A Coverflex fechou o ano passado com receitas anuais de 7,5 milhões, mais de 150% do que em 2022, com uma margem bruta de 75%, segundo dados avançados pela empresa. “Contamos com uma impressionante base de mais de 6.000 empresas e 125 mil colaboradores que escolheram a nossa solução de compensação flexível, evidenciando a robustez do nosso crescimento no mercado português, contando com um valor global de transações superior a 250 milhões de euros”, adianta Miguel Santo Amaro.
Num ano, entre julho de 2022 e julho de 2023, a empresa registou um “triplo aumento no número de empresas que adotaram” a plataforma de gestão de benefícios flexíveis. Revolut, Emma, Bolt e Remote estão entre o lote de clientes. A empresa quer, até final de 2025, atingir um total de um milhão de utilizadores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coverflex entra em Espanha e quer expandir para novo mercado europeu
{{ noCommentsLabel }}