Conselho da UE adota diretiva para combater elisão fiscal

  • ECO
  • 29 Maio 2017

O objetivo é responder às "assimetrias híbridas", que permitem tirar vantagem das diferenças de tratamento fiscal, entre Estados-membros e países terceiros.

O Conselho da União Europeia adotou uma diretiva que pretende dar mais um passo para evitar a elisão fiscal por parte das empresas, conforme avançou esta segunda-feira em comunicado.

A diretiva pretende impedir que os grupos empresariais explorem as disparidades entre duas ou mais jurisdições para reduzir as suas obrigações fiscais. O objetivo é fechar “hybrid mismatches” — o tratamento híbrido de um mesmo instrumento — com os sistemas fiscais de países terceiros. Estas “assimetrias híbridas” permitem tirar vantagem das diferenças entre países no que toca ao tratamento fiscal.

“O nosso objetivo aqui é combater uma das principais práticas que as multinacionais criaram para reduzir os impostos a pagar”, afirmou o presidente do Conselho. “A diretiva acrescenta às regras que adotámos o ano passado para combater as formas mais comuns de evasão fiscal. Também assegura a implementação de recomendações da OCDE”, disse o também ministro da Finanças de Malta, Edward Scicluna, citado no comunicado.

A diretiva deve ser transposta para os Estados-membros até 1 de janeiro de 2020, embora exista uma regra específica que pode ser transposta até 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho da UE adota diretiva para combater elisão fiscal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião