Bolsa lança opções sobre EDP, EDP Renováveis, Galp e Jerónimo Martins
Euronext prepara-se para introduzir um novo produto financeiro na bolsa de Lisboa ainda na primeira metade do ano: contratos de opções sobre as ações da EDP, EDP Renováveis, Galp e Jerónimo Martins.
A dona da bolsa de Lisboa vai lançar contratos de opções no PSI ainda durante o primeiro semestre, com quatro cotadas portuguesas a estrearem este novo produto financeiro: EDP, EDP Renováveis, Galp e Jerónimo Martins, revelou a presidente da Euronext Lisboa, Isabel Ucha.
Porquê estas quatro cotadas? “Porque tiveram maior interesse dos investidores”, adiantou a responsável num encontro com os jornalistas em Lisboa.
Numa fase inicial, haverá um market maker a proporcionar liquidez a estas opções: a Susquehanna. Mas a expectativa de Isabel Ucha é que os bancos em Portugal também possam ajudar a dinamizar o mercado de derivados.
“A inclusão de mais ações portuguesas com contratos de opções dependerá da procura e do sucesso destas opções que vamos lançar agora, mas também compromisso que os bancos venham a assumir”, explicou a presidente da bolsa de Lisboa.
Uma opção é um contrato financeiro que dá o direito a comprar ou vender um ativo subjacente a um preço previamente estabelecido e numa data futura.
A bolsa espera que a introdução de opções no mercado possa captar o interesse dos investidores individuais, enquanto os contratos de futuros (que já existem na bolsa portuguesa em relação a nove cotadas) são mais procurados pelos investidores institucionais.
Ações americanas em euros e índices de obrigações
Isabel Ucha aproveitou o encontro com os jornalistas para anunciar outra novidade no mercado português: Global Equity Markets. Trata-se de uma plataforma que permitirá ao pequeno investidor nacional negociar 350 ações europeias (fora dos mercados Euronext) e americanas (em euros).
De acordo com a responsável, sem anunciar datas sobre a disponibilização deste serviço, a Euronext irá preparar uma “oferta competitiva” para concorrer com as outras plataformas de negociação de ações, mas lembrou que não é só o preço que conta, mas também outros aspetos como “a segurança e o tempo da liquidação e segurança da custódia”.
Para este ano está ainda previsto o lançamento de índices de obrigações de governos pela Euronext. Numa primeira abordagem abrangerá obrigações que transacionam no MTS, que negoceia 200 mil milhões de euros diariamente e onde está cotada a dívida portuguesa.
(Notícia atualizada às 14h21 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsa lança opções sobre EDP, EDP Renováveis, Galp e Jerónimo Martins
{{ noCommentsLabel }}