Sindicato quer entregar a Costa petição para proteger trabalhadores do Novo Banco

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 31 Maio 2017

Documento já conta com 10 mil assinaturas. Sindicato pediu audiência com o primeiro-ministro.

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) pediu esta quarta-feira uma audiência ao primeiro-ministro, para entregar uma petição que apela à proteção dos trabalhadores do Novo Banco contra eventuais processos judiciais por parte dos lesados do BES.

A petição já reuniu 10 mil assinaturas, diz o Sindicato em comunicado enviado às redações.

A petição lançada há dias pelo SNQTB, o sindicato mais representativo do setor bancário, apela à proteção dos trabalhadores do BES (atual Novo Banco), que participaram na venda de produtos que possam ter levado a perdas financeiras e que se encontram excluídos do acordo negociado entre o Governo, Banco de Portugal, CMVM e os ‘lesados do BES’”, avança o comunicado.

O SNQTB pediu esta quarta-feira uma audiência com António Costa para entregar o documento.

Têm vindo a ser intentados processos judiciais contra os trabalhadores de Novo Banco, em todo o país, quer de natureza criminal, quer de natureza civil. Não podemos aceitar que o acordo não garanta imunidade aos trabalhadores que se limitaram a cumprir as suas funções”, refere Paulo Marco, presidente do SNQTB, que também interpelou o Fundo de Resolução, o Novo Banco e o Banco de Portugal sobre a diferença de tratamento.

O sindicato salienta ainda que o risco pode estender-se a trabalhadores de outros bancos, “uma vez que quase todas as instituições financeiras a operar em Portugal comercializaram papel comercial do BES”, diz o comunicado.

Na terça-feira, a Lusa noticiou que a maioria dos trabalhadores do Novo Banco deverá ficar protegida de processos judiciais colocados pelos lesados do papel comercial, já que essa cláusula integrará contrato que os clientes terão de assinar para que possam ser indemnizados pelo investimento perdido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sindicato quer entregar a Costa petição para proteger trabalhadores do Novo Banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião