Portugal vai poupar 250 milhões de euros por ano com saída do défice excessivo

  • Lusa
  • 1 Junho 2017

De acordo com o presidente da CIP, este número foi avançado por Mário Centeno na reunião de concertação social.

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) considerou positiva a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE), revelando que o ministro das Finanças avançou esta quinta-feira que tal permitirá uma poupança de 250 milhões de euros por ano.

“Esta saída do PDE é positiva para Portugal, quer em termos da confiança que merecemos, quer em juros. E o senhor ministro revelou hoje que vai haver um alívio na ordem dos 250 milhões de euros por ano, o que é uma boa notícia”, afirmou António Saraiva aos jornalistas à saída da reunião da Concertação Social.

O líder da CIP esteve hoje reunido com os ministros das Finanças e do Trabalho, no âmbito do encontro dos governantes com os parceiros sociais na Comissão Permanente da Concertação Social para debater a saída de Portugal do Procedimento por Défice Excessivo (PDE) e o salário mínimo nacional.

A reunião arrancou pelas 15:30, tendo António Saraiva saído antes do final do encontro devido a outros compromissos.

Também o ministro das Finanças, Mário Centeno, já deixou os trabalhos depois de ter participado na discussão do primeiro ponto, relativo precisamente à saída de Portugal do PDE.

Na semana passada, a Comissão Europeia recomendou ao Conselho de Ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) o encerramento do PDE instaurado a Portugal desde 2009, por ter um défice acima de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal vai poupar 250 milhões de euros por ano com saída do défice excessivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião