EIOPA vai testar a resiliência financeira das seguradoras europeias

  • ECO Seguros
  • 2 Abril 2024

O objetivo do teste é verificar a resiliência das seguradoras europeias, tanto do ponto de vista do capital como de liquidez, face a condições económicas e financeiras adversas na região.

A Autoridade Europeia de Seguros e Fundos de Pensões (EIOPA) anunciou esta terça-feira o lançamento do stress test (teste de esforço) 2024, onde submete seguradoras do Espaço Económico Europeu a cenários de prolongamento e intensificação de tensões geopolíticas para testar a sua resiliência e divulgar essas informações aos órgãos reguladores nacionais para que possam emitir recomendações ao setor.

Desenvolvido pela EIOPA, em colaboração com o Comité Europeu do Risco Sistémico, o teste pressupõe avaliar as seguradoras sob um cenário de ressurgimento de perturbações nas cadeias de abastecimento, conduzindo a um crescimento económico lento e ao reacender de pressões inflacionistas. O que pode resultar num aumento das taxas de juro, redução de rentabilidade das empresas, redução de financiamento das despesas públicas e um aumento das taxas de juro das obrigações emitidas pelos governos.

O objetivo do teste é verificar a resiliência das seguradoras europeias, tanto do ponto de vista do capital como de liquidez, face a condições económicas e financeiras adversas na região, que ultrapassaram a resiliência exigida ao abrigo do Solvência II. Assim como visa fornecer aos supervisores nacionais esses dados relativos à capacidade das seguradoras em reagir a choques, para que estas possam emitir recomendações e até “discutir potenciais ações de acompanhamento a seguradoras individuais, a fim de melhorar a sua resiliência”, escreve o supervisor europeu.

Esta avaliação microprudencial “é complementada pela estimativa das potenciais repercussões do setor dos seguros para outras partes do sistema financeiro, desencadeadas por reações aos choques prescritos.”

Segundo o regulador europeu, a amostra para o teste contará com 48 empresas de 20 Estados-Membros e abrangerá mais de 75% do mercado do Espaço Económico Europeu em termos de ativos totais. As seguradoras participantes terão até meados de agosto de 2024 para calcular os seus resultados com base no cenário e apresentá-lo à autoridade nacional de supervisão competente, no caso de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), até ao final de outubro deste ano. O resultado do teste será apresentado em dezembro de 2024 sob duas formas: relatório baseado em dados agregados e publicação de resultados individuais relativos a um subconjunto de indicadores baseados no capital, sujeito ao consentimento da entidade relevantes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EIOPA vai testar a resiliência financeira das seguradoras europeias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião