BCP catapulta bolsa para máximos. Energia trava

O BCP valorizou quase 3%, registando um elevado nível de transações das suas ações. As cotadas energéticas penalizaram a bolsa lisboeta, mas não impediram PSI-20 de acumular quatro sessões de ganhos.

A bolsa lisboeta fechou esta sexta-feira em máximos de dezembro de 2015. A puxar pelo PSI-20 estiveram as ações do BCP. No entanto, a valorização foi tímida uma vez que os títulos das energéticas desvalorizaram, assim como as unidades de participação do Montepio que corrigiram das subidas significativas desta semana.

O PSI-20 avançou 0,07% para os 5.317,41 pontos. Este desempenho é justificado principalmente pela subida do BCP, cujo volume de transação registado foi três vezes acima de média: 160 milhões de títulos foram transacionados esta sexta-feira, face a uma média de 45 milhões de títulos de média diária. O banco fechou em máximos de início de dezembro, avançando 2,72% para os 23,75 cêntimos.

O dia na bolsa lisboeta ficou marcado pelas buscas às sedes da REN, EDP e Boston Consulting Group. Assim, as energéticas terminaram a semana em terreno negativo face à notícia de que o Ministério Público e a Polícia Judiciária estão a investigar suspeitas de corrupção ativa e passiva e participação económica em negócio no âmbito da introdução de compensações financeiras no setor elétrico nacional, em 2004.

Os títulos da EDP EDP 0,00% , da REN RENE 0,00% , da EDP Renováveis — também afetada pela saída do acordo climático de Paris dos EUA, onde tem investimentos — e da Galp GALP 0,00% desvalorizaram. O petróleo está em queda, negociando abaixo dos 50 dólares dos dois lados do Atlântico.

Ainda no setor bancário, o Montepio corrigiu esta sexta-feira depois de uma subida que ainda está por explicar. A valorização durante a semana chegou a levantar suspeitas junto da CMVM e da Euronext. As unidades de participação do Montepio desvalorizaram 12,99% esta sexta-feira. Ainda assim, o ganho semanal dos títulos do banco mutualista foi de 55%, tendo sido a melhor semana do banco desde que entrou na bolsa no final de 2013.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP catapulta bolsa para máximos. Energia trava

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião