Depois da subida louca, Montepio corrige 16%

As unidades de participação do Montepio estão a corrigir dos fortes ganhos registados esta semana. Estão a afundar mais de 16%, mas o ganho semanal é de quase 50%.

As unidades de participação do Montepio estão a afundar 16,33% esta sexta-feira, corrigindo dos ganhos elevados registados durante a semana e que chegaram a levantar suspeitas junto da CMVM e da bolsa. Ainda assim, o ganho semanal dos títulos do banco mutualista é de 49%, tendo sido a melhor semana do banco desde que entrou na bolsa no final de 2013.

Ninguém sabe muito bem o que se passou com o Montepio esta semana, porque não há uma explicação concreta para o fenómeno. O mesmo foi comunicado pelo banco ao mercado. O frenesim começou na terça-feira quando, subitamente, as unidades de participação registaram ganhos de 46,23%, depois de terem estado a cair. Na sessão seguinte, os títulos mantiveram ganhos que alcançaram os 50%. A cotação chegou a valorizar mais de 100% em apenas dois dias.

O Montepio está sob vigilância atenta do “polícia dos mercados” e da Euronext, porque a escalada dos títulos não foi acompanhada de grande liquidez. Aliás, a valorização assentou numa série de ordens de compra, algumas de volume elevado, que puxaram pela cotação do banco mutualista e que foram introduzidas no sistema ao longo da semana.

Desconhece-se o ou os compradores. Uma das explicações poderá estar relacionada com a expectativa da passagem do banco a sociedade anónima aprovada recentemente para permitir a entrada de novos acionistas, mas a medida ainda não está em vigor. Esta sexta-feira, soube-se também que responsáveis da Santa Casa da Misericórdia e do Montepio reuniram com o Banco de Portugal, estando em cima da mesa uma eventual parceria entre as duas instituições.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da subida louca, Montepio corrige 16%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião