Hoje nas notícias: IRS, ensino e DIA
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A baixa do IRS até ao 8.º escalão vai aplicar-se à totalidade dos rendimentos ganhos pelos contribuintes este ano. A Autoridade Tributária abriu um concurso para recrutar 180 novos inspetores. O setor público está a recorrer menos a ajustes diretos na celebração de contratos, mas este procedimento ainda representa 47% do total. Conheça estas e outras notícias nas manchetes nacionais desta sexta-feira.
Nova descida do IRS vai aplicar-se aos salários de todo o ano de 2024
O Governo vai avançar com um alívio das taxas de IRS até ao 8.º escalão, que terá um impacto de cerca de 1.500 milhões de euros. A medida vai aplicar-se à totalidade dos rendimentos ganhos pelos contribuintes em 2024, de 1 de janeiro a 31 de dezembro.
Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)
Fisco abre concurso para recrutar 180 novos inspetores
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um concurso para preencher 180 postos de trabalho em regime de nomeação para a carreira de Inspeção e Auditoria Tributária e Aduaneira (IATA). Este concurso visa aproveitar os inspetores tributários que foram aprovados no concurso de 2022, mas que não tinham vaga.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Algarve e Alentejo são as regiões onde mais se chumba no 1º ciclo
A taxa de conclusão do 1º ciclo do ensino básico no tempo esperado atingiu 92%, um nível recorde, segundo os dados mais recentes da Direção-Geral das Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). No entanto, os dados demonstram disparidades a nível regional: no Algarve 8% das crianças não concluem o 1º ciclo no tempo esperado e tiveram alguma retenção, o que compara com 5% na média do país. Por outro lado, no Baixo Alentejo 14% das crianças que ingressaram na escola em 2018-2019 não concluíram o 1º ciclo nos quatro anos seguintes.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).
Regresso de russos baralha pretensões de Luís Amaral no Grupo DIA
O eventual regresso do magnata russo Mikail Fridman ao conselho de administração do LetterOne, que tem 77% do grupo DIA, pode ter repercussões na retalhista espanhola e baralhar as pretensões do empresário português Luís Amaral de ter um lugar no “board” na empresa onde detém 2,18% do capital.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Metade dos contratos do Estado feita por ajuste direto
O setor público está a recorrer menos a ajustes diretos na celebração de contratos. No entanto, este procedimento ainda representa cerca de metade das compras públicas feitas no ano passado, segundo a análise da Informa D&B. Em 2023, foram assinados 171.935 contratos públicos, num valor total de 13,8 mil milhões de euros. Ajustes diretos sem consulta prévia representavam 47% do total, a percentagem mais baixa dos últimos cinco anos.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: IRS, ensino e DIA
{{ noCommentsLabel }}