Montepio propõe pagar dividendo de 6 milhões à associação Mutualista

  • ECO
  • 15 Abril 2024

Há uma década que o Banco Montepio não pagava dividendos à mutualista. Banco teve um lucro de 28,4 milhões de euros em 2023.

O banco Montepio prepara-se para pagar um dividendo de seis milhões à associação Mutualista, o primeiro dividendo em mais de uma década. É pelo menos essa a proposta do Conselho de Administração, segundo o relatório e contas do banco divulgado esta sexta-feira no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No início de fevereiro, o banco apresentou um lucro de 28,4 milhões de euros relativo ao exercício de 2023, menos 16% face ao ano anterior. Um resultado pressionado pela venda da operação angolana, que teve um impacto negativo de cerca de 100 milhões de euros. Sem este negócio, o resultado teria sido de 144,5 milhões.

O Montepio passou por um longo processo de reestruturação através da redução do risco do balanço, redimensionamento dos quadros – saída de 650 trabalhadores em três anos – e balcões e também a alienação de operações, como o Finibanco Angola e a licença do Banco Empresas Montepio (BEM).

O banco liderado por Pedro Leitão continua a limpar o balanço, depois de ter baixado o rácio de NPE (exposições não produtivas) para 3,2% no final do ano passado, totalizando os 380 milhões de euros. Em 2018 o rácio era de 14,4% (1,9 mil milhões de euros).

A Associação Mutualista Montepio Geral, que controla mais de 99% do banco, já tinha pressionado o banco a distribuir dividendos. A redução de capital do banco, em 2023, “permitirá, observados os necessários requisitos exigíveis, a oportuna distribuição de dividendos aos acionistas”, disse na altura, ao ECO, Virgílio Lima, líder da maior mutualista portuguesa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montepio propõe pagar dividendo de 6 milhões à associação Mutualista

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião