SIBS está à venda. Deutsche Bank é o assessor financeiro
Os acionistas da SIBS decidiram abrir um processo formal de venda da empresa que é dona da rede Multibanco. O Deutsche Bank vai ser o assessor financeiro do negócio.
O processo de venda da SIBS está formalmente aberto, já foi aprovado pelos acionistas da companhia de pagamentos eletrónicos que, para isso, contrataram como assessor financeiro o banco alemão Deutsche Bank, apurou o ECO junto de fonte da empresa. É uma operação ainda em moldes a definir e que não deverá estar concluída antes do final do ano.
A SIBS é a dona da rede Multibanco e opera num setor, o processamento de pagamentos, que está em transformação acelerada, nomeadamente com a globalização dos negócios. Até agora, a SIBS é controlada pelos bancos do sistema, numa espécie de ‘coopetição’. É líder de mercado e já tem operações em outros mercados, como a Argélia, a Nigéria, Angola ou em mercados europeus como Espanha ou a Polónia. Em 2016, a SIBS faturou cerca de 167 milhões de euros e apresentou lucros de 45 milhões. E investe cerca de 10% das vendas anuais.
Agora, com as mudanças tecnológicas e os novos players na área bancária, e a necessidade de dar outra capacidade para um mercado global, os acionistas da SIBS decidiram abrir formalmente o processo de venda da empresa. Todos os cenários estão em aberto com o objetivo de encontrar um parceiro estratégico, confidenciam várias fontes da empresa. Uma venda total ou parcial, a uma empresa internacional do setor ou a um fundo de investimento.
A operação será conduzida pelo próprio chairman da empresa, Vítor Bento, e acompanhada, claro, pela presidente executiva, Madalena Cascais Tomé. E sem urgência, garantem fontes da SIBS. Antes, claro, será necessário fechar os acordos de prestação de serviços aos operadores bancários em Portugal, e será esse acordo que vai determinar, depois, o preço de venda da SIBS.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
SIBS está à venda. Deutsche Bank é o assessor financeiro
{{ noCommentsLabel }}