Alô, Trump? Europa vai investir 5.500.000.000 euros em Defesa

São 5,5 mil milhões de euros destinado ao Fundo Europeu de Defesa, depois de anos de discussão entre os Estados-membros. A decisão surge depois de um encontro da NATO marcado por Trump.

A discussão é feita há anos mas acelerou assim que, do outro lado do Atlântico, o então candidato republicano foi eleito presidente dos Estados Unidos. Donald Trump avisou ao que vinha e confirmou-o no encontro da NATO da semana passada: os EUA querem os restantes membros da organização a investir mais em defesa. Depois da proposta da Comissão Europeia para gastar 3,5 mil milhões de euros entre 2021 e 2027, foi criado esta quarta-feira o Fundo Europeu de Defesa, que conta com 5,5 mil milhões de euros para reforçar as capacidades de defesa da Europa.

“A Comissão instituiu hoje [quarta-feira] o Fundo Europeu de Defesa, com vista a ajudar os Estados-Membros a despender o dinheiro dos contribuintes de uma forma mais eficiente, reduzir duplicações na despesa e obter uma melhor relação custo-benefício”, lê-se num comunicado. “O Fundo irá coordenar, complementar e ampliar os investimentos nacionais na investigação em matéria de defesa, no desenvolvimento de protótipos e na aquisição de equipamentos e tecnologia de defesa”, acrescenta a nota.

"Os Estados-Membros poderão, por exemplo, investir em conjunto no desenvolvimento tecnológico de drones ou das comunicações por satélite, ou adquirir helicópteros por atacado para reduzir os custos.”

Comissão Europeia

em comunicado (RAPID)

O fundo multimilionário contará com duas grandes vertentes de investigação e desenvolvimento e aquisição de equipamentos e tecnologias de defesa. A primeira contará com 90 milhões de euros até ao final de 2019, 25 milhões ainda este ano, e 500 milhões de euros por ano a partir de 2020. “Pela primeira vez, a partir de 2017, a UE [União Europeia] atribuirá subvenções a uma investigação colaborativa dedicada às tecnologias e aos produtos inovadores no domínio da defesa, financiadas de forma integral e direta a título do orçamento da UE”, refere a Comissão. Entre as áreas de interesse está a robótica e os programas informáticos encriptados.

“Em 2018, a Comissão irá propor um programa comunitário específico de investigação em matéria de defesa, com um orçamento anual previsto de 500 milhões de euros, que tornará a UE num dos maiores investidores da Europa em investigação no domínio da defesa”, sublinha Bruxelas.

No que toca ao desenvolvimento e aquisição, “o Fundo criará incentivos para os Estados-Membros cooperarem no desenvolvimento e aquisição conjuntos de equipamentos e tecnologias de defesa, com cofinanciamento do orçamento da UE e o apoio prático da Comissão. Os Estados-Membros poderão, por exemplo, investir em conjunto no desenvolvimento tecnológico de drones ou das comunicações por satélite, ou adquirir helicópteros por atacado para reduzir os custos”, explica o comunicado.

Sobre o fundo, a comissária europeia com as pastas do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Elżbieta Bieńkowska, disse: “A Europa tem de se tornar num garante da segurança. O Fundo apoiará uma investigação colaborativa no domínio da defesa e o desenvolvimento conjunto das capacidades de defesa. Constituirá, por conseguinte, um elemento decisivo para a autonomia estratégica da UE e para a competitividade da indústria europeia da defesa — incluindo numerosas PME e empresas de média capitalização, que formam a cadeia de abastecimento da defesa europeia.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alô, Trump? Europa vai investir 5.500.000.000 euros em Defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião