Alô, Trump? Europa vai investir 5.500.000.000 euros em Defesa
São 5,5 mil milhões de euros destinado ao Fundo Europeu de Defesa, depois de anos de discussão entre os Estados-membros. A decisão surge depois de um encontro da NATO marcado por Trump.
A discussão é feita há anos mas acelerou assim que, do outro lado do Atlântico, o então candidato republicano foi eleito presidente dos Estados Unidos. Donald Trump avisou ao que vinha e confirmou-o no encontro da NATO da semana passada: os EUA querem os restantes membros da organização a investir mais em defesa. Depois da proposta da Comissão Europeia para gastar 3,5 mil milhões de euros entre 2021 e 2027, foi criado esta quarta-feira o Fundo Europeu de Defesa, que conta com 5,5 mil milhões de euros para reforçar as capacidades de defesa da Europa.
“A Comissão instituiu hoje [quarta-feira] o Fundo Europeu de Defesa, com vista a ajudar os Estados-Membros a despender o dinheiro dos contribuintes de uma forma mais eficiente, reduzir duplicações na despesa e obter uma melhor relação custo-benefício”, lê-se num comunicado. “O Fundo irá coordenar, complementar e ampliar os investimentos nacionais na investigação em matéria de defesa, no desenvolvimento de protótipos e na aquisição de equipamentos e tecnologia de defesa”, acrescenta a nota.
"Os Estados-Membros poderão, por exemplo, investir em conjunto no desenvolvimento tecnológico de drones ou das comunicações por satélite, ou adquirir helicópteros por atacado para reduzir os custos.”
O fundo multimilionário contará com duas grandes vertentes de investigação e desenvolvimento e aquisição de equipamentos e tecnologias de defesa. A primeira contará com 90 milhões de euros até ao final de 2019, 25 milhões ainda este ano, e 500 milhões de euros por ano a partir de 2020. “Pela primeira vez, a partir de 2017, a UE [União Europeia] atribuirá subvenções a uma investigação colaborativa dedicada às tecnologias e aos produtos inovadores no domínio da defesa, financiadas de forma integral e direta a título do orçamento da UE”, refere a Comissão. Entre as áreas de interesse está a robótica e os programas informáticos encriptados.
“Em 2018, a Comissão irá propor um programa comunitário específico de investigação em matéria de defesa, com um orçamento anual previsto de 500 milhões de euros, que tornará a UE num dos maiores investidores da Europa em investigação no domínio da defesa”, sublinha Bruxelas.
No que toca ao desenvolvimento e aquisição, “o Fundo criará incentivos para os Estados-Membros cooperarem no desenvolvimento e aquisição conjuntos de equipamentos e tecnologias de defesa, com cofinanciamento do orçamento da UE e o apoio prático da Comissão. Os Estados-Membros poderão, por exemplo, investir em conjunto no desenvolvimento tecnológico de drones ou das comunicações por satélite, ou adquirir helicópteros por atacado para reduzir os custos”, explica o comunicado.
Sobre o fundo, a comissária europeia com as pastas do Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME, Elżbieta Bieńkowska, disse: “A Europa tem de se tornar num garante da segurança. O Fundo apoiará uma investigação colaborativa no domínio da defesa e o desenvolvimento conjunto das capacidades de defesa. Constituirá, por conseguinte, um elemento decisivo para a autonomia estratégica da UE e para a competitividade da indústria europeia da defesa — incluindo numerosas PME e empresas de média capitalização, que formam a cadeia de abastecimento da defesa europeia.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Alô, Trump? Europa vai investir 5.500.000.000 euros em Defesa
{{ noCommentsLabel }}