5 coisas que vão marcar o dia

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Maio 2024

Em dia de aniversário do PSD, são conhecidos os dados da inflação na OCDE. Bruxelas acolhe o Fórum Industrial de Defesa UE-Ucrânia e há ainda nova descida do preço dos combustíveis.

A semana arranca com nova descida do preço dos combustíveis, num dia que será marcado pela celebração dos 50 anos do PSD. Em Bruxelas, decorre o Fórum Industrial de Defesa UE-Ucrânia, e a OCDE publica dados da inflação em março.

Preços dos combustíveis voltam a descer

À semelhança da semana passada, o preço dos combustíveis sofre um novo alívio a partir desta segunda-feira. Prevê-se que a descida seja de 2,5 cêntimos por litro na gasolina 95, para 1,783 euros por litro, e de 2 cêntimos por litro no gasóleo, para 1,57 euros por litro. Ainda assim, desde o início do ano, o preço do gasóleo aumentou 2,4 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina ficou 16,5 cêntimos mais caro.

50 anos do PSD

O Partido Social Democrata (PSD) celebra esta segunda-feira o seu 50.º aniversário com um jantar na Estufa Fria, em Lisboa, que conta com a presença do presidente do partido e primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Inflação na OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulga o Índice de Preços no Consumidor relativo a março. No segundo mês do ano, a taxa de inflação no conjunto dos 38 países da OCDE manteve-se nos 5,7%. A inflação subjacente (excluindo os produtos alimentares e a energia), por sua vez, continuou a diminuir, mas permaneceu elevada em 6,4%.

Fórum Industrial de Defesa UE-Ucrânia

Bruxelas acolhe esta segunda-feira o Fórum Industrial de Defesa entre a União Europeia (UE) e a Ucrânia. O objetivo da iniciativa, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, é “aumentar a produção industrial de defesa na Ucrânia e em toda a Europa”. O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, tem reiterado que os 27 Estados-membros “farão mais e mais rapidamente” para apoiar militarmente a Ucrânia.

Presidente chinês reúne-se com líderes europeus

Naquela que será a sua primeira viagem à Europa nos últimos cinco anos, o Presidente chinês, Xi Jinping, irá participar nesta segunda-feira numa reunião tripartida em Paris com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, e com o Presidente francês, Emmanuel Macron. Em comunicado, a Presidência francesa indicou que os contratos entre os presidentes “vão concentrar-se nas crises internacionais, nomeadamente a guerra na Ucrânia e na situação no Médio Oriente, nas questões comerciais, na cooperação científica, cultural e desportiva, bem como nas nossas ações comuns para enfrentar os desafios globais”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião