Ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira já é economista-chefe da OCDE

Novo economista-chefe anuncia novidades. OCDE está a preparar novas investigações na área da inteligência artificial ou sobre os impactos macroeconómicos da adaptação às mudanças climáticas.

O antigo ministro da Economia Álvaro Santos Pereira já iniciou funções como economista-chefe da OCDE, uma promoção depois de Clare Lombardelli ter sido nomeada vice-governadora de política monetária do Banco de Inglaterra, em fevereiro.

Álvaro Santos Pereira já tinha exercido interinamente por duas vezes o cargo de economista-chefe. Agora volta a assumi-lo e anuncia algumas novidades na área da inteligência artificial, entre outras. “Estamos a preparar uma nova investigação sobre inteligência artificial e concorrência; inteligência artificial e o envelhecimento; mitigação das alterações climáticas; os impactos macroeconómicos da adaptação às mudanças climáticas; sobre envelhecimento e a longevidade; sobre produtividade; comércio; política industrial e segurança económica; concorrência e regulação; crescimento inclusivo; assim como das fundações do crescimentos e competitividade”, escreve Álvaro Santos Pereira nas redes sociais.

O responsável sublinha ainda que a OCDE vai continuar os estudos temáticos, com “análises macroeconómicas e substantivas e com recomendações à medida para cada país”, além disso, o antigo ministro português passará a ser o responsável pelas previsões económicas dos vários países e análises económicas, assim como pela publicação dos indicadores de insolvência.

A carreira de Álvaro Santos Pereira a OCDE já é longa. O antigo ministro da Economia de Pedro Passos Coelho foi nomeado pela primeira vez diretor de estudos de país no Departamento de Economia a 1 de março de 2014.

No processo de seleção do economista-chefe, em 2022-23, Santos Pereira chegou a ser o candidato final em consideração para nomeação para o cargo. Mas a escolha acabou por recair em Clare Lombardelli, que deixou a OCDE no final de maio para assumir o cargo de vice-governadora do BoE – após a reunião do conselho ministerial e a reunião plenária do Fórum Inclusivo sobre Abordagens de Mitigação de Carbono.

O mesmo se passou em 2018, quando Santos Pereira foi preterido por Laurence Boone no cargo de economista-chefe da OCDE. Exerceu o cargo interinamente desde o início desse ano (chegou a assinar o Economic Outlook de maio), em substituição de Catherine Mann, que saiu da OCDE no final de 2017 para liderar o departamento de research do Citi, mas depois regressou ao Departamento de Economia.

Antes de ingressar na OCDE, Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia, Emprego, Obras Públicas e Energia no Executivo de Passos Coelho. Ficou conhecido pelo repto que lançou de internacionalização do papel de nata, uma iguaria que na sua opinião merecia ter a mesma dimensão internacional dos hambúrgueres do McDonalds, o que na altura gerou grande polémica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-ministro da Economia Álvaro Santos Pereira já é economista-chefe da OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião