A partir de julho, carregar o carro elétrico passa a ser pago

  • ECO
  • 12 Junho 2017

É já em julho que os carregamentos rápidos de carros elétricos deixam de ser gratuitos. A fatura será de cerca de 2,5 euros a cada 100 quilómetros.

É já em julho que os carregamentos rápidos de carros elétricos passarão a ser cobrados — mantendo-se gratuitos os carregamentos nos postos normais. Os preços poderão diferir entre postos, mas rondarão os 2,50 euros por cada cem quilómetros.

O Ministério do Ambiente avança com uma estimativa dos números, salientando que o preço da energia utilizada para o carregamento dos veículos será semelhante ao da energia doméstica. Os 2,50 euros por cem quilómetros continuam contudo a compensar em relação aos oito euros que consome um veículo a gasóleo tradicional. Os carregamentos rápidos demoram 20 a 30 minutos para recarregar a bateria do veículo em 80%.

Segundo o Jornal de Notícias (edição em papel), o valor dos carregamentos poderá diferir consoante o preço definido pelo operador do posto, o valor da energia elétrica fixado pelo fornecedor e a tarifa que caberá à Mobi.e, a empresa pública que gere a rede de postos.

Em 2016, o governo anunciou a atribuição da exploração de 14 postos de carregamento à Mobielectric, que ganhou a exploração de oito, à EDP, que ficou responsável por cinco, e à Prio, que conseguiu apenas um. O governo quer continuar a expandir a rede de postos e incentiva ainda a aquisição de carros elétricos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A partir de julho, carregar o carro elétrico passa a ser pago

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião