5 coisas que vão marcar o dia
Chefe da Casa Civil vai ser ouvido na CPI ao caso das gémeas no mesmo dia em que Montenegro inicia uma visita de Estado a Angola. BdP divulga dados sobre financiamento das administrações públicas.
O Banco de Portugal vai divulgar os dados relativos ao financiamento das administrações públicas até maio, enquanto o INE passa a “pente fino” as estatísticas agrícolas. No plano político, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso das gémeas continua e esta terça-feira é a vez do chefe da Casa Civil ser chamado a depor. Já o primeiro-ministro inicia uma visita oficial a Angola.
Banco de Portugal divulga financiamento das administrações públicas
O Banco de Portugal vai divulgar esta terça-feira os dados relativos ao financiamento das administrações públicas até maio. Trata-se de um indicador que mede os fluxos acumulados, desde o início de cada ano. O seu valor tende a aproximar-se do simétrico do saldo orçamental das administrações públicas. Nos primeiros quatro meses deste ano, o financiamento acumulado das administrações públicas foi de negativo em cinco mil milhões de euros.
INE atualiza estatísticas agrícolas
O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar as estatísticas agrícolas referentes ao ano passado. Em 2022, o o défice da balança comercial dos produtos agrícolas e agroalimentares (exceto bebidas) atingiu 5.222,8 milhões de euros, o que representa um agravamento de 1.374,5 milhões de euros face ao ano anterior. Já o Eurostat vai publicar dados sobre o índice de preços no produtor em 2023.
Chefe da Casa Civil ouvido na CPI ao caso das gémeas
Fernando Frutuoso de Melo vai ser ouvido esta terça-feira na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) às gémeas luso-brasileiras tratadas com o medicamento Zolgensma no Hospital Santa Maria, na qualidade de chefe da Casa Civil do Presidente da República. Uma auditoria interna do Hospital Santa Maria concluiu que a marcação de uma primeira consulta hospitalar pela Secretaria de Estado da Saúde foi a única exceção ao cumprimento das regras neste caso. Já a auditoria da IGAS concluiu que “não foram cumpridos os requisitos de legalidade no acesso das duas crianças à consulta de neuropediatria” para serem tratadas no SNS com o medicamento Zolgensma.
Montenegro inicia visita de Estado a Angola
O primeiro-ministro inicia esta terça-feira uma visita oficial a Angola com o objetivo de reforçar as relações políticas, económicas e culturais entre os dois países. A visita termina na quinta-feira, inclui encontros em Luanda e Benguela e é acompanhada por uma comitiva que inclui os ministros de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e da Economia, Pedro Reis, além de outros representantes governamentais.
Fenprof faz balanço sobre ano letivo
A Fenprof vai dar uma conferência de imprensa no Porto, tendo em vista fazer um balanço do ano letivo 2023/2024. Para a maior organização sindical do setor da Educação, no ano letivo que passou foi alcançado “um importante processo de recuperação do tempo de serviço dos professores, apesar de insuficiências”, bem como houve um “concurso que permitiu muitas mudanças de escola e o ingresso em quadro de muitos docentes”. Contudo, “são muitos os problemas que não mereceram a resposta necessária ou adequada”, antecipando, por isso, que no próximo ano letivo (2024/2025) “a falta de professores se faça sentir, no mínimo, da mesma forma que foi sentida neste ano”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}