Chineses investem 356 milhões na Farfetch de José Neves

Grupo chinês comprou participação na empresa de artigos de luxo fundada pelo português José Neves e torna-se maior acionista. Presidente da JD.com integrará o conselho de administração da Farfetch.

A gigante chinesa do comércio eletrónico de moda JD.com investiu 397 milhões de dólares na Farfetch, ou cerca de 356 milhões de euros. Apesar do acordo, a Farfetch continuará a operar a sua loja online na China, ao invés de vender os artigos através da JD.com, anunciou a companhia num comunicado. O objetivo do negócio passará por dar resposta ao aumento da procura por artigos de luxo no país. Com o negócio, a chinesa torna-se a maior acionista da Farfetch, sabe o ECO.

A Farfetch é uma empresa que comercializa artigos de luxo na internet, com sede em Londres mas fundada por um português: José Neves. Num comunicado, anuncia que a JD.com se torna num dos seus maiores acionistas e que o fundador e presidente executivo da JD.com, Richard Liu, irá integrar o conselho de administração. “A JD apoiará no reforço de reconhecimento e notoriedade da marca, tráfico e vendas neste mercado”, sublinha a companhia.

Numa nota enviada à imprensa, José Neves diz: “Estamos profundamente orgulhosos e entusiasmados por anunciar esta parceria com o Richard Liu e com a JD.com. A China é o segundo maior mercado de luxo e nós estamos encantados em ter connosco um parceiro tão respeitado.” A parceria “permitirá às marcas um acesso imediato e sem barreiras ao consumidor e compradores de luxo chineses com acesso à melhor seleção de luxo”.

Citado no comunicado, o presidente da JD.com considera também: “Integrada na nossa estratégia de impulsionamento na área de luxo, não poderíamos ter encontrado um parceiro online mais forte do que a Farfetch.” E acrescentou: “Esta parceria amplia a nossa liderança no mercado de consumo em mobile. Queremos aprofundar as nossas relações com a Farfetch e com marcas de luxo nos próximos meses e anos.”

Mais um passo para o IPO?

A Farfetch é considerada um “unicórnio” — isto é, uma startup avaliada em mais de mil milhões de dólares. Com esta parceria, a Farfetch irá beneficiar das principais plataformas e canais da JD.com. Este poderá ser mais um passo para a muito aguardada oferta pública inicial (IPO). José Neves já admitiu que não exclui essa hipótese, tendo remetido novidades para o ano que vem, como indicou o ECO.

Recorde-se que, há duas semanas, a Farfetch anunciou a compra da Style.com, um site de moda com uma loja incluída, detido pela conhecida empresa Condé Nast. O valor do negócio não foi revelado e os utilizadores do site já começaram a ser automaticamente redirecionados para a página da empresa de José Neves.

(Notícia atualizada às 10h33 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses investem 356 milhões na Farfetch de José Neves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião