Altice chega a Wall Street a 30 dólares por ação

A Altice USA vai começar a negociar na bolsa dos Estados Unidos esta quinta-feira. Empresa angariou 1,9 mil milhões de dólares naquela que é a segunda maior oferta pública inicial deste ano.

A Altice USA, subsidiária do grupo nos Estados Unidos, angariou 1,9 mil milhões de dólares em capital com a venda de ações naquela que é a segunda maior oferta pública inicial (IPO) do ano, logo depois da entrada em bolsa da dona da rede social Snapchat. É também o maior IPO dos últimos 17 anos no setor das telecomunicações no país. Os títulos começam a negociar esta quinta-feira com o ticker “ATUS”, a 30 dólares cada.

De acordo com informação da Bloomberg, a empresa e os acionistas puseram no mercado 63,9 milhões de ações, um valor superior aos 46,6 mil milhões que esperados no mês passado. O intervalo era de entre 27 e 31 dólares, pelo que o valor do IPO está próximo ao do teto máximo estipulado pela empresa. Mais de 12 milhões de ações vão ser vendidas pela empresa, 31 milhões por intermédio de fundos e 20 milhões por entidades ligadas ao CPP Investment Board. No final, a Altice ficará a deter 70,3% da subsidiária, garantindo 98,3% do poder de voto.

A entrada em bolsa da Altice USA surge um ano após a sua constituição, quando o grupo completou a aquisição da Cablevision no país. A companhia foi agregada à Suddenlink, outra empresa que o conglomerado do multimilionário Patrick Drahi comprou em 2015. A empresa tem planos para usar o capital em futuras aquisições, numa altura em que o grupo Altice aposta numa estratégia global em diversos segmentos para além das telecomunicações, tais como os dos conteúdos, publicidade e media.

Aos 53 anos, Drahi conta já com um vasto império no segmento do cabo, fruto de vários negócios levados a cabo nos últimos anos. Em Portugal, a empresa detém a operadora PT/Meo que, muito em breve, deverá assumir o mesmo nome do grupo, como grande parte dos restantes ativos.

No mercado de capitais dos Estados Unidos, só o IPO da Snap Inc. em março ultrapassa o da Altice USA em termos de valor. Nessa altura, a dona do Snapchat conseguiu 3,9 mil milhões de dólares em capital com a venda de ações sem direito de voto. Com este negócio, a Altice USA fica avaliada em mais de 20 mil milhões de dólares, de acordo com dados do The Wall Street Journal [acesso pago]. A assessorar o IPO está o JPMorgan Chase, o Morgan Stanley, o Citigroup e o Goldman Sachs.

Os dados revelados nos prospetos submetidos pela empresa à SEC, o regulador dos mercados, mostram uma base de 4,9 milhões de clientes nos Estados Unidos no final de março, segundo a Bloomberg. As receitas em 2016 chegaram aos 9,2 mil milhões de dólares, enquanto os prejuízos se fixaram nos 721,6 milhões, pesando no valor a compra recente da Cablevision.

Ao nível global, o grupo alcançou receitas de 5,9 mil milhões de euros (cerca de 6,57 mil milhões de dólares) nos três primeiros meses do ano, um acréscimo de 3,2%. Em Portugal, com a PT, o grupo registou entre janeiro e março um crescimento homólogo de 0,2% do volume de negócios, para 573 milhões de euros (cerca de 628 milhões de dólares).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Altice chega a Wall Street a 30 dólares por ação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião