Lista dos offshores: Houve “incumprimento da lei”, diz ex-ministra das Finanças

  • Lusa
  • 23 Junho 2017

Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, garante que o Governo tem de envolver a Autoridade Tributária antes de retirar territórios da lista negra dos offshores.

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, deputada do PSD, criticou o executivo socialista por retirar o Uruguai, a Ilha de Man e Jersey da lista de territórios offshore, sublinhando que a lei prevê o envolvimento da Autoridade Tributária. “Quanto aos três paraísos fiscais, claro que há incumprimento da lei”, afirmou à Lusa Maria Luís Albuquerque, depois de ter sido ouvida quinta-feira na Comissão de Inquérito dos Papéis do Panamá (Comissão PANA), do Parlamento Europeu, em Lisboa.

A antiga governante social-democrata vincou que a decisão de retirar offshores da lista negra “não é um mero ato político” e que envolve a Autoridade Tributária (AT) para a sua “verificação técnica”. “Este Governo entende que a lei não é vinculativa. Não entendo como é que o Governo não respeita a lei em vigor”, lançou a deputada social-democrata.

Os eurodeputados da Comissão PANA, que está a investigar alegadas contravenções ou má administração na aplicação das regras europeias relacionadas com o branqueamento de capitais, reuniram-se na quinta-feira com Mário Centeno (ministro das Finanças) e também com os ex-titulares do cargo Maria Luís Albuquerque e Fernando Teixeira dos Santos, entre outros responsáveis.

A comissão está em Lisboa até sexta-feira e a lista dos encontros inclui deputados, jornalistas, elementos do Banco de Portugal e a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lista dos offshores: Houve “incumprimento da lei”, diz ex-ministra das Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião