Inteligência artificial chega a um dos cursos de Gestão mais antigos do país

Curso geral de Gestão da Porto Business School passa a ter disciplinas de Inteligência Artificial e sustentabilidade empresarial. Celebra agora o 35.º aniversário.

O curso geral de Gestão da Porto Business School está a comemorar este ano o seu 35.º aniversário e, na sua próxima edição, que arrancará já em outubro, promete trazer novidades: vai incluir, pela primeira vez, as disciplinas de Inteligência Artificial e de sustentabilidade empresarial. Em declarações ao ECO, o diretor do programa, José Luís Alvim, explica que tal reflete a “crescente relevância destas áreas no contexto atual e futuro da Gestão“, sendo que este curso tem “evoluído continuamente” nas últimas três décadas e meia, assinala.

José Luís Alvim é diretor do curso geral de Gestão da Porto Business School.

“Quando o curso geral de Gestão foi lançado, há 35 anos, o foco estava nas áreas centrais da Gestão, essenciais para o contexto empresarial da época. Desde então, o programa tem evoluído continuamente, estando perfeitamente atualizado, e refletindo as profundas transformações no mundo dos negócios“, salienta o responsável, em respostas enviadas por escrito ao ECO.

Ora, duas das transformações mais recentes no mundo dos negócios foram os avanços tecnológicos e a crescente preocupação com o ambiente, daí que o curso se prepare agora para incluir disciplinas dedicadas especificamente à Inteligência Artificial e à sustentabilidade.

Estes eram temas que já eram abordados nos diversos módulos, mas passam agora a ter as suas próprias unidades curriculares.

No que diz respeito à sustentabilidade empresarial, José Luís Alvim salienta que esta deixou de ser uma questão de responsabilidade social, passando a ser um “fator determinante na competitividade e resiliência das empresas“. “É essencial que os gestores compreendam como integrar práticas sustentáveis nas suas estratégias de negócio para garantir um crescimento de longo prazo, mitigando riscos e criando valor para todas as partes interessadas”, argumenta o responsável.

Já quanto à Inteligência Artificial, o diretor do curso observa que esta tecnologia está a “revolucionar a forma como as empresas operam, oferecendo uma vantagem competitiva significativa“.

“Ao introduzirmos esta disciplina de forma autónoma, preparamos os gestores para utilizar ferramentas de Inteligência Artificial que otimizam processos, melhoram a tomada de decisões com base em dados e promovem a inovação“, adianta José Luís Alvim, que acrescenta que o objetivo é garantir que os formandos “não apenas entendam estas tecnologias, mas que saibam aplicá-las de forma estratégica nas suas organizações, maximizando o impacto positivo nos negócios”.

Um curso para profissionais em fase de transição

O curso geral de Gestão, convém explicar, dirige-se a profissionais que tenham formações de base fora desta área e estejam prestes a assumir ou já ocupam funções de chefia. “O programa proporciona as ferramentas necessárias para que estes quadros desenvolvam as competências de gestão que lhes permitam liderar de forma eficaz, elevando a sua performance e a das suas organizações“, detalha o diretor.

Quanto ao perfil médio dos formandos, José Luís Alvim adianta que participam profissionais de empresas de várias dimensões e setores, mas, regra geral, estão em fases de transição para posições de maior responsabilidade nas suas organizações.

“A faixa etária situa-se entre os 25 e os 50 anos. Estes profissionais, motivados a desenvolver competências técnicas e comportamentais, procuram preparar-se para enfrentar os desafios da liderança num contexto empresarial cada vez mais global“, realça ainda o responsável.

Desde 1989, o curso geral de Gestão é uma das “mais antigas formações do género entre as escolas de negócios portuguesas” e já formou 1.600 alunos. Além da Inteligência Artificial e da sustentabilidade empresarial, este programa abrange as disciplinas de contabilidade e finanças, controlo de gestão, marketing, operações, logística e projetos, liderança e gestão de equipas, negociação e comunicação.

A próxima edição arranca a 14 de outubro (as inscrições estão abertas até dia 7 desse mês) e estende-se ao longo de cinco semanas, implicando um investimento de 7.250 euros.

“O programa promove o contacto e a troca de experiências entre os participantes, professores, especialistas e empresas de referência nos setores onde operam, potenciando um networking global e individual”, explica a escola.

Quanto ao futuro, José Luís Alvim garante que o curso continuará alinhado com as necessidades das empresas e dos profissionais. “Continuaremos a promover a inovação e a antecipar as tendências emergentes na gestão, garantindo que os gestores do futuro estão preparados para enfrentar um mundo empresarial em constante transformação“, declara o diretor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inteligência artificial chega a um dos cursos de Gestão mais antigos do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião