Ministério Público investiga negócios de milhões nos sistemas de informação da Santa Casa

  • ECO
  • 23 Setembro 2024

Ana Jorge saiu da Santa Casa com as contas positivas. De acordo com uma avaliação até 31 de maio, a instituição tinha um resultado líquido positivo de quase 10,7 milhões.

Para além do inquérito à internacionalização de jogos sociais e ao concurso para a aquisição da nova plataforma da central de atendimento telefónico, o Ministério Público está a investigar negócios em que há suspeitas de crimes em contratação pública de bens e serviços envolvendo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), entre os quais a aquisição da plataforma low-code, avança o Público (acesso condicionado) esta segunda-feira.

Só na área de informática, a despesa da instituição subiu 136 milhões nos últimos anos, passando de 89 milhões de euros entre 2010 e 2016 para 225 milhões a partir de 2017 e até ao final de 2023, de acordo com uma análise aoscontratos no Portal Base, ou seja, durante os mandatos do antigo provedor Edmundo Martinho e da ex-provedora Ana Jorge.

Ana Jorge saiu da Santa Casa com as contas positivas. De acordo com uma avaliação até 31 de maio, a instituição tinha um resultado líquido positivo de quase 10,7 milhões de euros. Ao travar a internacionalização, a ex-provedora aumentou as dívidas por incumprimentos de contratos, mas conseguiu equilibrar as contas desde então. O novo provedor, Paulo de Sousa, pretende chegar ao final do ano com um resultado positivo de 10,2 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministério Público investiga negócios de milhões nos sistemas de informação da Santa Casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião