Crédito especializado aumenta para financiar fornecedores

  • Lusa
  • 3 Julho 2017

Em termos de crédito clássico, o financiamento para meios de transporte, que representam 69,5% deste tipo de financiamento, subiu 32%. A maior parte são veículos ligeiros.

As associadas da Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) concederam em maio 794 milhões de euros em crédito, mais 17,4% do que no mesmo mês de 2016, com o aumento do financiamento a fornecedores em destaque.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, a ASFAC diz que a subida na atribuição de crédito no mês de maio foi suportada pelo aumento do financiamento a fornecedores que somou 372,427 mil milhões de euros, o que representa 46,9%.

Já o crédito clássico a particulares (37,6%) representa 31,5% dos empréstimos concedidos pelas associadas da ASFAC. Quanto ao crédito revolving (crédito renovável) registou 157,257 milhões, mais 14,3% do que no mesmo período do ano passado.

De acordo com a associação, analisando o destino dos montantes concedidos em crédito clássico, o financiamento para meios de transporte, que representam 69,5% deste tipo de financiamento, subiu 32%.

o crédito pessoal, cujo peso é de 21% no total do crédito clássico, subiu 38,6%, cifrando-se nos 55,5 milhões 32,6%.

Em relação ao tipo de viaturas adquiridas, a maioria (69%) são ligeiros de passageiros usados, cujo crescimento foi de 42,3%.

As viaturas ligeiras de passageiros novas, que representam 24,2% dos financiamentos, apresentaram uma variação positiva de 17,6% face a maio de 2016.

Assim, de acordo com a ASFAC, o número de contratos de crédito celebrados aumentou, em média, 28,5%, sendo a esmagadora maioria (93,8%) de particulares.

No segmento empresas, verificou-se uma subida de 18,7% face a maio do ano passado, com o valor médio dos contratos celebrados a fixar-se nos 7.160 euros.

Nos contratos com particulares verificou-se uma subida de 13,7% e nas empresas uma redução do valor médio de 7,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito especializado aumenta para financiar fornecedores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião