Grupo José de Mello Saúde investe 30 milhões em novo hospital CUF em Sintra

  • ECO
  • 4 Julho 2017

O Grupo José de Mello Saúde vai investir 30 milhões de euros num novo hospital CUF em Sintra e que vai criar 345 postos de trabalho, 200 dos quais para médicos.

A nova unidade hospitalar integrada na rede CUF vai nascer nas antigas instalações da Schering e substituir a atual Clínica CUF Sintra, estando prevista a sua abertura faseada a partir do primeiro semestre de 2018, adiantou à agência Lusa fonte do grupo.

O Grupo José de Mello Saúde vai apresentar esta terça-feira este investimento de 30 milhões de euros e que vai criar 345 postos de trabalho, 200 dos quais para médicos.

Somando este investimento aos 30 milhões de euros da Clínica CUF Almada, aos 100 milhões de euros da CUF Tejo e aos 50 milhões de euros da expansão da CUF Descobertas, a que acresce ainda a verba associada ao alargamento da CUF Cascais, o investimento da José de Mello Saúde em Portugal entre 2016 e 2020 ultrapassa os 200 milhões de euros.

De acordo com a José de Mello Saúde, “a futura unidade vai dispor de uma oferta clínica abrangente, incluindo as áreas assistenciais de consulta e respetivos meios complementares de diagnóstico, atendimento permanente geral e pediátrico, exames especiais, hospital de dia, bloco e internamento, numa área de 12.800 metros quadrados, com dois pisos operacionais e 240 lugares de estacionamento”.

No total, o Hospital CUF Sintra terá capacidade para 40 gabinetes de consulta, 15 salas de exames, seis gabinetes de atendimento permanente (adulto e pediátrico) e três salas de bloco, complementada com 30 quartos de internamento com uma capacidade até 60 camas e uma unidade de cuidados intermédios.

O cronograma de abertura da nova unidade prevê a inauguração das áreas de atendimento permanente, consultas, imagiologia e exames especiais durante o primeiro semestre de 2018, após o que numa segunda fase, ainda no próximo ano, entrarão em funcionamento o bloco de cirurgia de ambulatório e os exames especiais.

Em 2020 entram “em pleno funcionamento” o bloco convencional, o internamento, os cuidados intermédios e o hospital de dia.

Com este investimento, a José de Mello Saúde passará a gerir oito hospitais (CUF Infante Santo, CUF Descobertas, CUF Cascais, CUF Porto, CUF Torres Vedras, CUF Viseu, CUF Santarém e CUF Sintra), sete clínicas (Clínica CUF Belém, Clínica CUF Alvalade, Clínica CUF Almada, Clínica CUF São Domingos de Rana, Clínica CUF Miraflores, Clínica CUF Mafra e Clínica CUF São João da Madeira) e o Instituto CUF Porto.

Sob sua gestão, em regime de parceria público-privada, estão ainda os hospitais do Serviço Nacional de Saúde em Braga e Vila Franca de Xira.

O Diário de Notícias sublinha que “os privados entram em força em Sintra” dias depois do presidente da câmara, Basílio Horta, ter colocado a primeira pedra do hospital financiado pela autarquia. A semana passada o edil assinou um protocolo com os ministérios da Saúde e das Finanças para construir uma unidade pública que vai representar um investimento de 30 milhões de euros por parte da autarquia para pagar a totalidade da construção. O nono hospital, uma reivindicação antiga da população do concelho, vai funcionar em ligação direta com o Amadora-Sintra e deverá estar concluído em 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Grupo José de Mello Saúde investe 30 milhões em novo hospital CUF em Sintra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião