Siresp “não foi afetado por cativações,” garante Governo

  • Margarida Peixoto
  • 6 Julho 2017

A ministra da Administração Interna assegura que as cativações orçamentais não prejudicaram a atuação do Siresp. E já está a ser resolvido o problema da falta de rede no Aeroporto de Lisboa.

Perante a polémica sobre as cativações aplicadas no Orçamento do Estado de 2016, o Ministério da Administração Interna esclareceu esta quinta-feira que “o Projeto Siresp não teve qualquer limitação fruto das cativações orçamentais.”

Num comunicado publicado no Portal do Governo, o Ministério garante que “as despesas associadas ao contrato Siresp – habitualmente designadas ‘rendas’ – foram integralmente pagas à operadora.” Além disso, assegura que “no âmbito dos projetos associados à melhoria do funcionamento da rede Siresp, da responsabilidade do Ministério da Administração Interna,” “nenhum deles foi afetado por cativações.

O Executivo aproveita ainda para criticar o anterior Governo PSD/CDS-PP, liderado por Passos Coelho, frisando que “o Governo anterior não executou a esmagadora maioria das medidas constantes do Relatório da KPMG.” De seguida, dá conta das medidas desse relatório que estão a ser “concretizadas” pelo atual Governo:

  1. Reforço de cobertura na estação de Fátima;
  2. Processo de controlo dos terminais que operam na rede Siresp (cadastro de terminais e controlo de terminais inoperacionais);
  3. Aquisição e instalação das antenas VSAT (satélite) nas duas estações móveis da ANPC, adquiridas em 2015, mas sem utilidade em situações de emergência;
  4. Reforços de cobertura da rede Siresp através da colocação de três novas estações: Entroncamento, Vila Nova Poiares e Torre Dona Chama;
  5. Cobertura da rede Siresp indoor no Aeroporto de Lisboa;
  6. Instalação de novas estações na rede de metro do Porto, completando a cobertura;
  7. Implementação da ferramenta de gestão do risco;
  8. Implementação das necessárias políticas de segurança;
  9. Implementação do plano de continuidade de serviço (processo de ativação de redundâncias de rede e de energia).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Siresp “não foi afetado por cativações,” garante Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião