Governo procura alternativas a projeto da Galp. “O interesse no lítio mantém-se”, garante Pedro Reis
O Governo colocou-se "imediatamente em campo, a mapear e radiografar o que poderiam ser promotores alternativos com projetos equivalentes".
O ministro da Economia, Pedro Reis, afirma que o Governo está a “mapear e radiografar” projetos alternativos ao da refinaria de lítio da Galp, o qual a empresa cancelou. Ao mesmo tempo, garante que “o interesse no lítio e refinação de lítio mantém-se”, com base no contacto com investidores.
“O Governo português tem sempre obrigação de procurar alternativas a projetos ou promotores que tenham manifestado desistência, desinteresse ou um compasso de espera”, indicou Pedro Reis, na apresentação do Plano de Ação para as matérias-primas críticas, que se realizou esta terça-feira no ministério do Ambiente.
O ministro proferiu estas declarações confrontado pelos jornalistas com a questão de se iria tentar “substituir” o projeto da Galp, após o cancelamento. Pedro Reis indica que, assim que foi informado desta desistência, o Governo se colocou “imediatamente em campo, a mapear e radiografar o que poderiam ser promotores alternativos com projeto equivalentes”.
Neste âmbito, mostra-se confiante, tendo por base um contacto “quase semanal” com investidores e as informações que lhe chegam da Aicep. “O interesse no lítio e refinação de lítio mantém-se”, garante. Apesar de a indústria automóvel, em particular a mobilidade elétrica, não estar a viver os melhores dias, o potencial do lítio “não se esgota no tema automóvel”, estendendo-se ao armazenamento de energia para a indústria e rede elétrica.
“Temos sinais positivos. Vamos ver se os conseguimos trazer a bom porto“, rematou, depois de ter ressalvado: “Não se decreta a obrigatoriedade do investimento. Promove-se a atração de investimento”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo procura alternativas a projeto da Galp. “O interesse no lítio mantém-se”, garante Pedro Reis
{{ noCommentsLabel }}