Stellantis e chinesa CATL investem 4,1 mil milhões em fábrica de baterias em Espanha
A unidade de fabrico de baterias para automóveis elétricos, que se localizará em Saragoça, tem início de produção marcado para 2026.
A Stellantis e a chinesa Contemporary Amperex Technology Limited (CATL) planeiam investir 4,1 mil milhões de euros para construir uma nova fábrica em Espanha de baterias para veículos elétricos.
A fábrica, que deverá ser instalada em Saragoça, vai produzir um tipo de bateria de iões de lítio que utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP, na sigla em inglês), e tem início de produção marcado para 2026, de acordo com um comunicado conjunto divulgado esta terça-feira.
A Stellantis, de acordo com o presidente, John Elkann, está a “abraçar todas as tecnologias de baterias avançadas, de forma a trazer produtos de veículos elétricos a preços competitivos”. As baterias LFP, mais baratas que outras tecnologias no mercado, são uma tentativa de apelar aos clientes que têm resistido a preços mais elevados dos veículos elétricos.
Em paralelo, esta segunda-feira a Stellantis havia comunicado que estava a desenvolver baterias de lítio-enxofre, que, além de poderem custar metade das atuais baterias de iões de lítio, têm vantagens em termos de autonomia, rendimento e velocidade de carregamento, explicou a companhia.
A fábrica poderá atingir uma capacidade de 50 gigawatts-hora (GWh), dependendo do mercado de veículos elétricos na Europa e do apoio das autoridades espanholas e da União Europeia, lê-se ainda na mesma comunicação.
Este anúncio é feito numa altura de turbulência no mercado de veículos elétricos europeu, depois de a Northvolt, a fábrica de baterias sueca que era tida como a grande promessa europeia na área, ter submetido um pedido de proteção contra credores, tendo em conta a respetiva situação financeira frágil.
Em Portugal, também houve a recente desistência por parte da Galp, que era promotora do projeto Aurora Lithium, em conjunto com a Northvolt, e se preparava para construir uma fábrica de refinação de lítio em Setúbal. Contudo, a decisão final, comunicado há duas semanas, foi a de não avançar com este projeto.
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