Vendas e marketing são as áreas com mais anúncios de emprego online
Profissões em vendas, marketing e gestão de desenvolvimento são as que têm mais anúncios online na UE. Profissões do setor público têm menos anúncios, mas não se descarta dificuldade no recrutamento.
Os empregos nas áreas de vendas, marketing e gestão de desenvolvimento são aqueles para os quais há mais anúncios online nos países da União Europeia, de acordo com os dados publicados esta terça-feira pelo Eurostat. Os postos de trabalho na indústria também estão entre os que mais anúncios digitais registam, enquanto os empregos nos transportes e armazenamento têm das taxas mais baixas de anúncios online.
“Em 2023, as profissões em vendas, marketing e gestão de desenvolvimento registaram as taxas de anúncios de emprego online mais elevadas da União Europeia, fixando-se em 26,6%“, informou o Eurostat, numa nota divulgada esta manhã.
É a primeira vez que é publicado este indicador, que mostra as profissões onde há maior procura online por parte das empresas e onde os “recrutadores podem enfrentar potenciais desafios” na contratação de pessoal, realça o gabinete de estatísticas.
Ora, depois dos empregos em vendas, marketing e gestão de desenvolvimento, são as profissões da indústria que registam as taxas de anúncios de emprego online mais elevadas (22,4%), seguindo-se os outros trabalhadores de vendas (17.6%).
A fechar o top cinco aparecem os gestores de retalho e comércio por grosso (16,8%) e trabalhadores em funções administrativas (16,7%), conforme mostra o gráfico abaixo.
Já do outro lado da tabela, aparecem os empregos nos transportes e armazenamento, com uma taxa de anúncios online inferior a 13%.
O Eurostat sublinha que as ocupações do setor público (como as profissões na área da saúde e os professores) também não estão entre as que têm mais anúncios de emprego online, mas o gabinete de estatísticas realça que tal não significa que não haja dificuldades de recrutamento. Antes, a baixa taxa de anúncios de emprego online pode ser explicada pela preferência por outras vias de divulgação das oportunidades de trabalho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vendas e marketing são as áreas com mais anúncios de emprego online
{{ noCommentsLabel }}